Projeto de Cidadania e Desenvolvimento
levou os alunos a contactar uma das mais altas figuras do Estado português — e
a resposta não tardou.
No âmbito do estudo sobre instituições e participação democrática, um grupo de alunos da turma B/C do 11.º ano teve a iniciativa de contactar o Presidente da Assembleia da República. O objetivo era simples, mas ambicioso: levar a Constituição da República Portuguesa até à sala de aula. O resultado foi surpreendente e entusiasmante.
No âmbito do tema proposto para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento — Instituições e Participação Democrática — um grupo de alunos da turma B/C do 11.º ano (Adriana, Eduardo, Emanuel, Inês e Raquel) decidiu conhecer melhor e dar a conhecer a Constituição da República Portuguesa. Para além da elaboração de painéis ilustrativos com alguns dos seus artigos, os alunos tomaram a iniciativa de enviar uma mensagem ao Senhor Presidente da Assembleia da República (segunda figura na hierarquia do Estado português), solicitando trinta exemplares da Constituição para serem distribuídos por todos os colegas da turma, facilitando assim a divulgação da nossa Lei Fundamental.
Inicialmente, os alunos não estavam muito otimistas quanto à possibilidade de obter uma resposta positiva. No entanto, em fevereiro, foram surpreendidos pelo contacto do Chefe de Gabinete de Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, informando que os exemplares seriam enviados com todo o gosto.
Se esta resposta já nos deixou bastante satisfeitos, ainda maior foi a nossa surpresa ao recebermos uma mensagem manuscrita, redigida pelo próprio Senhor Presidente da Assembleia da República, endereçada aos alunos: “Tendo recebido o vosso pedido e louvando a iniciativa, envio, com muito gosto, 30 exemplares da Constituição da República Portuguesa. Desejo-vos o maior sucesso para o projeto sobre a ‘Literacia Política’.”
Com esta iniciativa, reforçámos a nossa confiança nas instituições democráticas e nos valores da Democracia.
Texto e fotos: prof. José Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário