terça-feira, 30 de janeiro de 2007

O Logotipo

Breve história do logotipo da Escola.
Criado no ano lectivo 1999/2000 pela então aluna do 12ºD, Rita Joaquina Matias da Silva de Sousa Freire, no âmbito de um concurso lançado pela escola e integrado na disciplina de Teoria de Design.
Explicação da Autora:
"No seu total, o logotipo é uma construção manual de trés círculos de modo que estes demonstrem maior expressividade e movimento. Isto porque procurei transmitir a vivacidade da Juventude, quebrando assim com as típicas imagens já definidas pelo computador. Portanto, neste logotipo, está de certa forma implícita a tradicional frase "Juventude em Movimento". No entanto e como "Nem só de pão vive o Homem", também não seria justo que o logotipo fosse apenas um conjunto de círculos e, portanto, colori-o para que ganhá-se ainda mais vida.
O porquê das cores?
Pinhel, esta pacata cidade do interior, tomou o azul e o amarelo na criação da sua bandeira, e, então, seria injusto esquecê-la porque esta Escola é parte integrante nela. No entanto ainda utilizei o verde, não foi? Pois... agora é que a coisa se complica; mas como cultura numca fez mal a ninguém aproveito a frase de Picasso "Se não tens verde pinta com amarelo" e assim lhes digo que eu não tendo vermelho, pintei com verde.
No que diz respeito às linhas azuis, estas não são nada mais, nada menos, que as folhas de um dos meus cadernos escolares pois não há maior representação de uma escola senão mesmo uma das suas bases de trabalho.
Em suma, e explicando-me de forma globalizante, este logotipo é símbolo de crescimento expresso pelos trés tamanhos de círculos pretendendo assemelhá-lo ao crescimento e amadurecimento; desculpem-me a metáfora, mas permitam-me compará-lo a uma bola de neve que posta no cimo de uma montanha coberta do mesmo material rebola por ali abaixo e cresce sem cessar.
Essa bola somos nós; crianças do passado(amarelo), juventude do presente(verde) e adultos no futuro(azul)."

2 comentários:

Maia disse...

Boa... tá porreiro... o relógio ficou a matar

Anónimo disse...

gostei muito da definição do logotipo, estão de parabens.
ass: aluna do curso das pedras!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...