terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gil Vicente: Ridendo Castigat Mores

Ridendo Castigat Mores (“a rir se corrigem os costumes”) era o objectivo do teatro vicentino.


As Bibliotecas do nosso concelho também têm um objectivo: promover alguns escritores junto da comunidade educativa, através da actividade Escritor do Mês. Assim, os meses de Outubro e Novembro serão dedicados a Gil Vicente, o grande dramaturgo português do século XVI, estando previstas diversas actividades versando o autor, dirigidas a professores e alunos. Ao longo do ano, à semelhança do que foi feito no ano lectivo de 2006/2007 pelos alunos do então 9ºB, os alunos do 9ºA irão preparar a encenação de Auto da Barca do Inferno, peça que será representada, para toda a comunidade, em data ainda a definir.

Trata-se de uma peça fantástica pela sua comicidade, mas também porque nos apresenta uma visão extraordinária da sociedade quinhentista, com todos os vícios que caracterizavam as classes sociais de então. Não deixa de ser interessante verificar que as figuras retratadas por Gil Vicente encontram, ainda hoje, paralelo na nossa sociedade, pelo que a sua crítica é intemporal.
De Gil Vicente (1465?-1537?) pouco se sabe em concreto. Desconhece-se o local e a data exactos do nascimento e morte. Alguns documentos dão-no como, além de dramaturgo, ourives. Sabe-se, todavia, que no dia 8 de Junho de 1502 representou um monólogo à rainha D. Maria. É provável que tenha nascido em Guimarães, cedo se fixando em Lisboa. Na capital, a sua principal ocupação parece ter sido a de escrever e representar autos nas cortes do rei D. Manuel e do rei D. João III. É considerado o pai do teatro português.

De 1502 a 1536, Gil Vicente produziu mais de quarenta peças de teatro, das quais destacamos Auto da Índia (1509), farsa que critica o abandono a que o embarque dos Portugueses para o Oriente, em busca de riquezas, vota a pátria e as famílias, conduzindo muitas mulheres ao adultério, e Auto da Barca do Inferno (1517), auto de moralidade que constitui a alegoria dos vícios humanos. Estas peças integram os programas de Língua Portuguesa do 9º ano.
Se quiseres saber mais sobre Gil Vicente, podes consultar os sites que aqui te apresentamos e não deixes de nos visitar nos meses de Outubro e Novembro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gil_Vicente
http://www.gilvicente.eu/
http://www.citi.pt/gilvicenteonline/index.html
http://cvc.instituto-camoes.pt/literatura/gil.htm
http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/gvicente.htm
http://www.infopedia.pt/$gil-vicente
http://www.rtp.pt/gdesport/?article=111&visual=3&topic


“Embarca” connosco!
Texto e recursos compilados pela docente de LP, Cândida Carlos

1 comentário:

zazie disse...

Gil Vicente não é o autor da expressão latina. Esta pertence a Jean de Senteuil Séc. XVII).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...