segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os Brinquedos dos Nossos Avós

Exposição
Escola Básica do 1º Ciclo de Pinhel

“Os Brinquedos dos nossos avós” é o tema que, alunos e professores, estão a desenvolver na Área de Projecto, ao longo do ano lectivo 2009/2010. Pensamos, com este nosso Projecto, enriquecer as nossas actividades pedagógicas e poder criar nos nossos alunos o gosto pela recolha de todo um património cultural, respeitante aos nossos antepassados.

Com ele, pretendemos pois, reavivar e valorizar as memórias da nossa cidade e aldeias em redor, tão ricas de saberes e de valores que tendem a desaparecer com o passar dos tempos, tendo sempre presente que o esforço será recompensado pelo valor pedagógico que o trabalho poderá produzir, despertando nos alunos o gosto pela sua Terra e tudo o que a caracteriza, envolvendo todos os elementos da escola/família e da comunidade mais ancestral.

Os nossos alunos desconhecem esses valores, essas tradições, as lendas de outros tempos, os jogos tradicionais e brinquedos característicos das nossas terras que caracterizavam tão bem as gentes do interior do país.

Com este nosso trabalho, pretendemos envolver todos os elementos da Escola, Família e Comunidade em geral, dando uma maior importância à comunidade mais ancestral, para que seja ela a transmitir-nos algo dos seus saberes.

Solicitou-se a colaboração da família na elaboração de alguns brinquedos tradicionais e o resultado foi maravilhoso, tendo aparecido verdadeiras obras de arte. Houve muita receptividade e colaboração da parte de todos os alunos, pelo que, está a decorrer, na E.B.1 de Pinhel, uma exposição com os referidos brinquedos. Os nossos parabéns e um obrigado muito especial a todos quantos colaboraram, para que se tornasse possível este pequeno evento.

Convidamos toda a comunidade escolar a visitar a referida exposição

e o nosso presépio que tem encantado os nossos pequenotes.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...