terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sugestões de leitura para as férias

Século XIV. A cidade de Barcelona vive a sua época de maior prosperidade; cresceu em direcção a Ribera, o bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir, com dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano jamais visto: Santa Maria de la Mar.

Paralelamente a esta construção desenrolam-se as atribulações de Arnau, um servo da gleba que foge dos abusos do senhor feudal e se refugia em Barcelona, como homem livre.

O jovem Arnau trabalha como palafreneiro, estivador, soldado e cambista. Uma vida extenuante, sempre amparada na catedral do Mar, que o transporta da miséria à riqueza. A posição privilegiada que alcança desencadeia a inveja dos seus pares, que urdem uma sórdida conjura que o coloca nas mãos da Inquisição….

A Catedral do Mar é uma trama em que se entrecruzam lealdade e traição, amor e vingança, guerra e peste, num mundo marcado pela intolerância religiosa e pela ambição. Tudo isto faz desta obra não só um romance absorvente, mas também a mais fascinante e ambiciosa recriação das luzes e sombras da época feudal.

(Recursos adquiridos no âmbito do projecto apoiado pela Fundação C. Gulbenkian - concurso “Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas do Ensino Secundário”, 2009)


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...