segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010

BOAS FESTA!

O Natal chegou à Biblioteca, pelas mãos das Assistentes Operacionais Amélia e Eugénia que presentearam, mais uma vez, a Biblioteca Escolar com lindos arranjos. Bem-haja pela iniciativa.












´


Um agradecimento especial à professora Paula de E.V.T., que presenciou, também, a Biblioteca Escolar um bonito arranjo Natalício

quinta-feira, 16 de Dezembro de 2010

Rádio Elmo - o nosso primeiro programa

Hoje, dia 16 de Dezembro, fizemos o primeiro programa em directo do Agrupamento de Escolas de Pinhel na Rádio Elmo.

Participaram alunos de todos os ciclos de ensino e alguns professores.

Aqui ficam algumas fotografias:






Mais fotografias do programa podem ser vistas no PORTAL DA REDE DE BIBLIOTECA DE PINHEL (clique aqui).

quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010

A Voz da Escola - o nosso programa na Rádio Elmo

É já amanhã o primeiro programa do Agrupamento de Escolas de Pinhel na Rádio Elmo.
No dia 16 de Dezembro, entre as 11.00 e as 12.00 horas, a emissão da Rádio Elmo será feita a partir da Escola Secundária/3 de Pinhel.

terça-feira, 14 de Dezembro de 2010

Sugestões de leitura para as férias


Com 23 anos a infanta Catarina de Bragança, filha de D. Luísa de Gusmão e de D. João IV, deixou para trás tudo o que lhe era querido e próximo para navegar rumo a uma vida nova. No coração um misto de tristeza e alegria. Saudades da sua Lisboa, de Vila Viçosa, do cheiro a laranjas, dos seus irmãos que já haviam partido deste mundo e dos que ficavam em Portugal a lutar pelo poder. Mas os seus olhos escuros deixavam perceber o entusiasmo pelo casamento com o homem dos seus sonhos, Charles de Inglaterra, um príncipe encantado que Catarina amava perdidamente ainda antes de o conhecer.
Por ele sofreu num país do qual desconhecia a língua, os costumes e onde a sua religião era condenada. Assistiu às infidelidades do marido, ao nascimento dos seus filhos bastardos enquanto o seu ventre permanecia liso e seco, incapaz de gerar o tão desejado herdeiro. Catarina não conseguiu cumprir o único objectivo que como mulher e rainha lhe era exigido. Se ao menos não o amasse tanto!, pensava nas noites mais longas e tristes...
(Recursos adquiridos no âmbito do projecto apoiado pela Fundação C. Gulbenkian - concurso “Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas do Ensino Secundário”, 2009)

Sugestões de leitura para as férias

Século XIV. A cidade de Barcelona vive a sua época de maior prosperidade; cresceu em direcção a Ribera, o bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir, com dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano jamais visto: Santa Maria de la Mar.

Paralelamente a esta construção desenrolam-se as atribulações de Arnau, um servo da gleba que foge dos abusos do senhor feudal e se refugia em Barcelona, como homem livre.

O jovem Arnau trabalha como palafreneiro, estivador, soldado e cambista. Uma vida extenuante, sempre amparada na catedral do Mar, que o transporta da miséria à riqueza. A posição privilegiada que alcança desencadeia a inveja dos seus pares, que urdem uma sórdida conjura que o coloca nas mãos da Inquisição….

A Catedral do Mar é uma trama em que se entrecruzam lealdade e traição, amor e vingança, guerra e peste, num mundo marcado pela intolerância religiosa e pela ambição. Tudo isto faz desta obra não só um romance absorvente, mas também a mais fascinante e ambiciosa recriação das luzes e sombras da época feudal.

(Recursos adquiridos no âmbito do projecto apoiado pela Fundação C. Gulbenkian - concurso “Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas do Ensino Secundário”, 2009)


sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA







O Agrupamento de Escolas de Pinhel comemorou, hoje, o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.
Realizaram-se actividades, no Pavilhão de Educação Física da EB2 motoras: Corrida de cadeiras de rodas, Atletismo para invisuais; ténis de mesa em cadeira de rodas; basquetebol em cadeiras de rodas; futebol para amputados, goalbol.
Estas actividades estavam previstas para o dia 3 de Dezembro, mas devido ao mau tempo foram alteradas para hoje.

quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010

10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

Aqui ficam alguns filmes e livros adquiridos recentemente pela Biblioteca da Escola Secundária/3 de Pinhel, relacionados com a temática dos Direitos Humanos:


5319. O rapaz do pijama às riscas / Mark Herman. - Mark Herman. - Lisboa : Lusomundo, 2009. (DVD)733 NER RAP (ES3) – 6437

5402. Malcolm X / realizado por Spike Lee. - Lisboa : Lusomundo [distrib.],, 1994. - 1 (DVD) (193 min.). (DVD)733 LEE MAL (ES3) – 6509

4104. A Vida é Bela / realizado por Roberto Begnini - [s.l.] : Miramax, 1999. (DVD)


5307. O rapaz do pijama às riscas / John Boyne. - 3a ed. - Lisboa : Edições ASA, 2009. - 176 p. - (Romance jovem)821.111 BOY RAP (ES3) - 6425


(Recursos adquiridos no âmbito do projecto apoiado pela Fundação C. Gulbenkian - concurso “Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas do Ensino Secundário”, 2009)

Pode, ainda, consultar a lista completa dos novos livros e filmes adquiridos pela Biblioteca (no âmbito do projecto apoiado pela Fundação C. Gulbenkian - concurso “Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas do Ensino Secundário”, 2009), AQUI.

segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010

OBESIDADE INFANTIL


10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

A biblioteca da Escola Secundária/3, em colaboração com o Departamento de Ciências Sociais, irá dinamizar diversas actividades relacionadas com os Direitos Humanos entre os dias 9 e 14 de Dezembro.
Aqui ficam algumas ligações a recursos disponibilizados pela biblioteca sobre o tema dos Direitos Humanos:
Vídeo do Youtube sobre os Direitos Humanos:

Calendário - Reuniões de Avaliação 1º Período

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...