terça-feira, 7 de junho de 2011

Apresentação do filme sobre as pinturas da Faia, Cidadelhe







No dia 6 de Junho, na sala 4 da Escola Secundária foi apresentado o filme intitulado “Viagem no Tempo”, realizado pelas alunas do 7.º E, Daniela Maria Fernandes Costa, Cristiana Santos, Maria dos Anjos Miguel Júlio, Marlene Soares Tavares, Filipa Fernandes Sousa.
O filme foi feito em Educação Visual e Área Projecto sob a orientação da professora Brigida Ribeiro e teve o apoio da Biblioteca e relatava uma história sobre as pinturas da Faia, em Cidadelhe, Concelho de Pinhel.
O Dr. André Santos é um arqueólogo especialista na arte Pré-histórica do Vale do Côa e falou aos alunos e professores sobre a importância mundial das pinturas e gravuras existentes no núcleo de arte rupestre existente em Cidadelhe, concelho de Pinhel.
As alunas adaptaram uma história da jornalista e escritora Filipa Melo, publicada na revista Visão em 1996. A história original passava-se no Paleolítico e as alunas adaptaram-na ao período Neolítico, época em que foram realizadas as pinturas da Faia.
Agradecemos à direcção do Museu do Côa, na pessoa do Dr. Martinho Baptista, e aos técnicos do Museu, Dr.ª Rosa Jardim e Dr. André Santos, todo o apoio prestado na concretização desta actividade, incluindo a cedência de imagens únicas e originais sobre as pinturas neolíticas da Faia.
O filme está disponível no Youtube (AQUI), no Portal da Rede de Bibliotecas de Pinhel e neste blog. Vamos colocar, também, uma versão em podcast (com a voz da Daniela Costa) que pode ser descarregado para os telemóveis.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...