quarta-feira, 3 de outubro de 2012

5 de Outubro - Dia Internacional do Professor (UNESCO)


No próximo dia 5 de Outubro comemora-se o Dia Internacional do Professor. Em Coimbra, vão ser homenageados todos os Professores na pessoa de um grande Professor e exemplar cidadão, de seu nome Rómulo de Carvalho (Professor de Química e Física, poeta, investigador, historiador, escritor, fotógrafo, pintor e ilustrador).

A iniciativa terá lugar na Praça da República – que, nesse dia, deverá transformar-se em Praça dos Professores – a partir das 15.30 horas. Se puderes comparece.

Muitas vezes me pergunto e me perguntam, porque sou Professor. E apesar de muitas vezes perceber na pergunta, uma pontinha de menosprezo pela minha profissão, o que até é compreensível nestes últimos tempos, ainda assim e apesar de por vezes me apetecer responder com um poderoso silêncio, opto quase invariavelmente pela frágil mas sincera resposta de que gosto muito de ser Professor porque desde sempre tive a ambição de tentar melhorar este Mundo e para mim a melhor estratégia para conseguir isso é dar o meu contributo para a formação dos Homens e Mulheres do “amanhã”.

Muitos acharão que isso é treta em jeito de desculpa para a eventual fatalidade da condição de Professor. Desenganem-se, pois é uma tese demonstrada que cada um dos alunos levará impregnado na sua personalidade, ainda que em recantos invisíveis, sementes de ideias e/ou exemplos que, mais tarde ou mais cedo, à sua maneira assimilarão e com maior ou menor impacto se manifestarão para construir um novo Homem ou Mulher. E acreditem, são esses que amanhã “governarão” este nosso “Mundo”.

Aqui e agora, a propósito deste dia Internacional do Professor, digo que esta é uma forte e inabalável convicção e como a história nos ensina, são os jovens os privilegiados agentes da mudança e assim sendo resta-me a esperança de que a semente que todos os Professores, em jeito de ensinamentos mais ou menos formais, espalham através das palavras e dos actos, dê os frutos pretendidos e assim “amanhã” tenhamos um mundo melhor.

 E citando Clara Martins, Professora na Escola Secundária Francisco de Holanda, termino com  “Ser Professor é”:

Ser professor é ser artista,
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã e avó,
é ser palhaço, estilhaço,
É ser ciência, paciência...
É ser informação,
é ser acção.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.
Ser professor...
É um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de
AMANHÃ

AMANHÃ
os alunos vão-se...
e ele, o mestre, de mãos vazias,
fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
novos olhinhos ávidos de
Cultura
e ele, o professor,
vai despejando
com toda a ternura,
o saber, a Orientação
nas cabecinhas novas que
amanhã
luzirão no firmamento da
Pátria.
Fica a saudade...
a Amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.
 Prof. Gastão Antunes
Desafiamo-lo a responder a um breve questionário sobre a profissão docente. Por favor, CLIQUE AQUI.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...