segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Viagem de estudo


Os alunos dos cursos profissionais – 1º ano de Turismo e 2º ano de Restauração-Bar realizaram uma viagem de estudo a Lisboa, no dia 26 de Outubro, onde tiveram a oportunidade de visitar duas exposições no Museu das comunicações bem como fazer uma paragem rápida na zona envolvente dos Jerónimos e uma visita rápida ao Centro Comercial Vasco da Gama.
A viagem foi organizada pelas professoras de A.I. e de T.C.A.T no âmbito das respetivas disciplinas e tinha como finalidades conhecer a evolução dos processos comunicacionais, observar técnicas inerentes às atividades profissionais dos respectivos cursos  e  incentivar o desenvolvimento cultural e o relacionamento interpessoal.
A visita ao Museu das comunicações constou de duas partes. Na primeira os alunos visitaram a exposição temporária FPC Future Lab 4.0: O futuro é infinito. Aqui os alunos foram convidados  a navegar em três diferentes espaços com três diferentes especificidades: Viagem pelo Futuro, O Futuro é Espacial e As Redes do Futuro, podendo ver e experimentar, soluções tecnológicas inovadoras de aplicação prática no nosso dia-a-dia que, num futuro próximo, estarão acessíveis a todos facilitando ainda mais a comunicação e a vida das pessoas.
Na segunda parte visitou-se a exposição permanente Vencer a Distância – Cinco Séculos de Comunicações em Portugal” – Percurso das telecomunicações, onde a guia fez uma explicação da evolução das telecomunicações desde a sua origem – o telégrafo – até aos nossos dias – satélites, fibra ótica, etc. Foram mostrados os vários equipamentos que foram sendo usados pelos CTT/PT e exemplificado o funcionamento de alguns, os quais, ainda há bem pouco tempo eram o máximo em evolução tecnológica e hoje já são objectos de museu. Viu-se também um estúdio de televisão,  outro de rádio, a  evolução  do telemóvel, do ipad, etc.
 Viu-se também uma pequena mostra da mala-posta( estação de muda de pessoas e de correio, entre finais do século XVIII e início do século XIX).
Terminada a visita ao Museu das Comunicações os alunos regressaram a Pinhel.
Prof.: Maria de Lurdes Ferreira e Isabel  Aragonês
Alunos dos cursos profissionais


No Portal da Rede de Bibliotecas de Pinhel estão disponíveis mais fotografias da visita. As fotos podem ser vistas AQUI .

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...