terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto-27 de Janeiro

No dia 27 de Janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data que coincide com o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, em 1945.
A biblioteca da Escola Secundária/3 recebeu um novo livro sobre este tema do Holocausto. Trata-se do livro “A História de Erika”, de Ruth Vander Zee, que consta do Plano Nacional de Leitura (livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História Universal no 3º ciclo). 
Aqui fica a sinopse:
"Nasci em 1944. Não sei a data exacta do meu nascimento. Não sei que nome me puseram. Não sei em que cidade ou em que país vim ao mundo. Também não sei se tive irmãos. O que sei com certeza, é que quando tinha apenas uns meses me salvei do Holocausto…"
As ilustrações de Roberto Innocenti reforçam os profundos sentimentos que transmite a autora. O seu estilo é absolutamente realista, como fotogramas de um filme: pinta com uma paleta de cinzentos as imagens evocativas da história e reserva a cor para cenas pontuais, jogando com o passado e com o presente.” (Informação retirada do site da WOOK, aqui: http://www.wook.pt/ficha/a-historia-de-erika/a/id/200637).

Na biblioteca da Escola Secundária/3 de Pinhel pode encontrar muitos livros e filmes que retratam este período dramático da História da Europa e do Mundo.

Mais informações sobre o Holocausto podem ser consultadas neste blog (clique aqui). 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...