quinta-feira, 4 de maio de 2017

VISITA DE ESTUDO A BELMONTE – 5.º ano


            Os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Pinhel visitaram, no dia 28 de abril, a vila de Belmonte e seu património.
Foi no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de História e Geografia de Portugal que esta visita foi organizada e os alunos foram acompanhados pelas professoras Carminda Monteiro, Elsa Domingos, Maria Beatriz Santos, Isabel Carvalho, Sandra Pires e Susana Milheiro.
 No Museu dos Descobrimentos, os alunos fizeram uma viagem virtual na nau de Pedro Álvares Cabral até ao Brasil. Passaram por ventos e correntes adversas, conheceram os índios brasileiros e os produtos de interesse para o comércio português no século XVI. Ouviram ainda os gemidos dos escravos, quantas vezes maltratados pelos capitães portugueses. Depois, conheceram a Igreja de S. Tiago, entreposto na rota de peregrinação entre Mérida e Compostela, e o Panteão da família Cabral. Contemplaram o Castelo medieval, altaneiro, em cuja alcáçova habitaram outrora os Cabrais, e tendo à sua frente uma cruz em pau-brasil, trazida das terras de Vera Cruz, no final do século XX, para cimentar a amizade entre estes dois povos nos quinhentos anos da descoberta do Brasil.
No Ecomuseu do Zêzere, os alunos conheceram mais de perto um rio também nascido na Serra da Estrela, o rio Zêzere, com sua fauna e flora, e perceberam que, afinal, a Serra da Estrela também assim se pode denominar devido às flores de forma estelar que nela ainda persistem. No Museu do Azeite foi-lhes explicado o processo usado na transformação da azeitona em azeite em tempos mais recuados e no Museu Judaico desceram até ao Velho Testamento para conhecerem a religião de Moisés – o Judaísmo – cuja comunidade dispõe de 55 elementos e é uma das mais emblemáticas da Península Ibérica.
Como não há boa visita sem bom repasto, os alunos e professores acompanhantes fizeram um grande piquenique no Parque de Merendas de Belmonte. Obrigada a todos pelo interesse e comportamento manifestados.

Prof. Carminda Machado




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...