quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ENCONTROS DE LEITURA na Biblioteca da EB2…





Em hora e dia agendados.
Para além da prática habitual, descomprometida, voluntária e de apoio, a EB2 recebe os grupos/turmas do pré-escolar, do 1º e do 2º ciclo, para ler, conversar, discutir… tudo o que as palavras e os livros guardam, em modo de compromisso coletivo.
Os contos, a poesia, a realidade e a fantasia, podem ser deslocados da quietude das páginas para o centro da discussão, para ler nas entrelinhas, para pensar e atribuir outros significados. É o que se propõe em cada sessão dos ENCONTROS DE LEITURA, onde, em cada semana e em dias previamente agendados, o assunto central é a leitura.
O autor de cada mês pode ser pretexto de abordagem, bem como um acontecimento, ou um sentimento… o que se escreve e se lê. A razão maior é ler e falar sobre o que se lê, sobre o fazer e o gostar, com estratégias lúdicas e ajustadas a cada idade e patamar de aprendizagem.
A reacção dos alunos tem sido de recetividade e alguma expectativa. O agrado em participar é evidente, mas importa conhecer melhor as perceções dos intervenientes, diretos e indiretos, para que os encontros possam evoluir e crescer. No mês de janeiro, e alguns em fevereiro, disseram “presente” oito turmas, dos três níveis.
Por agora, os encontros prosseguem!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...