quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher: Também há mulheres filósofas!

No sentido de assinalar o dia 8 de março, dia Internacional das Mulheres, os alunos do 10.º ano, desenvolveram uma atividade, para conhecerem o contributo das mulheres para a filosofia. A ausência feminina no campo do conhecimento filosófico foi reforçada pelos discursos de muitos filósofos, como Platão que, no Fédon, nos deixa o relato, do fraco estatuto, das mulheres no que respeita à filosofia.
Para restituirmos a presença das grandes mulheres, no campo do pensamento, exige-se uma filosofia no feminino.
Assim, procurámos trazer à luz o que foi obscuro na filosofia: “as mulheres filósofas”. Existem inúmeras mulheres que se destacaram, desde a antiguidade até a idade contemporânea. Realçamos Oliva Sabuco que sendo filósofa e médica apontou a necessidade de exercer uma determinação livre, graças à qual se tomam decisões éticas. Contribuiu, também, para compreendermos o papel importante que o cérebro e as emoções têm na saúde e na doença, unindo, assim, filosofia e medicina. Também Hannah Arendt, filósofa dos tempos modernos, criticou a tradição filosófica de seu tempo e pensou de um novo modo a política. É uma filósofa que não desistiu de agir, de falar e pensar sobre os terríveis acontecimentos que condicionaram a sua vida. A sua obra é fundamental para entendermos os tempos atuais, dilacerados por guerras localizadas e nacionalismos. Arendt, a teórica do inconformismo, é autora de vários trabalhos onde questiona o papel da mulher na sociedade, a violência e o poder.
E atualmente qual a tarefa que nos cabe? Nunca mais deixar silenciar estas vozes! Estas vozes devem continuar a “gritar”! Tal como elas, ousemos pensar, para que a humanidade (homens e mulheres) contribua para uma sociedade mais pluralista.
 A prof. Maria do Céu Ferreira

Visite a exposição "Mulheres Filósofas" na Biblioteca da Escola Secundária/3 de Pinhel!
 




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...