quarta-feira, 4 de maio de 2022

VISITA DE ESTUDO À CASA DA CULTURA E CENTRO HISTÓRICO DE PINHEL

No dia 29 de abril, os alunos do 6ºano do Agrupamento de Escolas de Pinhel realizaram uma visita de estudo à Casa da Cultura e ao Centro Histórico de Pinhel.

Os alunos saíram da Escola, com os professores acompanhantes, pelas nove horas e, numa caminhada entusiasmante que o estado do tempo permitiu, chegaram à Casa da Cultura por volta das nove e trinta.

O técnicos do Município, que orientaram a visita, já nos aguardavam no exterior. Os alunos foram divididos em três grupos, visitando alternadamente o Museu Municipal da Casa da Cultura, o Caminho de Ronda da Muralha Concelhia e o Centro Interpretativo do Castelo.

Entre as explicações, ficámos a conhecer melhor o antigo Concelho de Pinhel. Disseram-nos  que Pinhel foi chamado “Pinhel-Falcão Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal” por altura da Revolução de 1383-1385 e da Batalha de Aljubarrota, em que o terço de Pinhel terá arrebatado um falcão ao rei castelhano, ave preciosa na deteção do inimigo. D. João I terá reconhecido o “desvio” do falcão, mas sobretudo a importante ajuda dos militares pinhelenses concedendo o título anterior ao nosso Concelho.

Tivemos também oportunidade de conhecer as “varas” do Concelho de Pinhel, usadas pelos respetivos vereadores e algum espólio do Bispado de Pinhel, presente neste paço, também ele erigido para fins episcopais, uma vez que Pinhel foi sede de bispado entre 1770 e 1881.

Claro que não ficaram de fora os achados arqueológicos do Concelho relativos aos povos primitivos que por cá habitaram e ao período medieval, que o Senhor Coordenador da Casa da Cultura, Dr. Laurindo Monteiro, nos apresentou.

Do caminho de ronda avistámos o que resta de algumas torres da muralha e suas portas, além de uma paisagem maravilhosa a perder de vista, que chegando à porta de Marrocos, bate de frente com a serra da Marofa e terras de Castelo Rodrigo.

Por fim, já no castelo, orientados pelo Dr. Ricardo Capelo, visitámos o Centro Interpretativo, que alguns alunos e professores ainda não conheciam. Vimos um filme sobre a Batalha de Aljubarrota e a Lenda do Falcão, a mesa digital sobre as Invasões Francesas, soubemos que a torre Sul terá servido de prisão e na torre Norte subimos ao piso cimeiro e percebemos a importância de Pinhel na defesa da fronteira com Leão e Castela, antes do Tratado de Alcanizes (1297), quando éramos castelo fronteiriço.

A três dimensões, pudemos ainda observar o que existiria no castelo à época medieval: as armas usadas, os escudos, a simplicidade dos interiores.

Foi uma longa caminhada, que fez com que o almoço fosse mais saboroso, na chegada à Escola. Alunos e professores manifestaram a importância em dar a conhecer a História do Concelho e agradeceram a todos os que possibilitaram esta visita.

Texto e fotos: prof. Carminda Monteiro



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...