quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mário Cláudio



No dia 24 de Maio de 2010 teve lugar na Escola Secundária/3 de Pinhel uma conferência sobre o escritor Mário Cláudio, organizada pelo Grupo de Geografia.
A conferência, destinada a alunos do Ensino Secundário, teve como tema: "Mário Cláudio: um Escritor da Portugalidade"

Mário Cláudio é o pseudónimo do escritor português Rui Manuel Pinto Barbot Costa (nasceu no Porto, a 6 de Novembro de 1941). Licenciado em Direito, é autor de obras de ficção, poesia, teatro e ensaio.

A conferencista foi a Mestre Carla Sofia Gomes Xavier Luís, Assistente da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

Aqui fica a apresentação de uma das muitas obras do escritor existentes na Biblioteca Municipal de Pinhel (a lista completa das obras de Mário Cláudio na Biblioteca Municipal está disponível na plataforma moodle, em “biblioteca ES3”).

Em Agosto de 1936, dois jovens portugueses, António e Maria, iniciam um namoro que, quatro anos mais tarde, haverá de os levar ao casamento. Partem para Lisboa, em viagem de núpcias, e visitam a grande Exposição do Mundo Português, dando conta, um e outro, em capítulos alternados, da sensibilidade com que vivem as suas experiências. Por entre a voz que utilizam, entretanto, é a partitura de um «nós» tribal que vão escutando, obrigados a uma espécie de ditado escolar, feito de linhas que falam de Grei, de reis e de heróis e de santos. Nas margens do Tejo, porém, eis que os germes da derrocada do Império se estão traiçoeiramente incubando. Daí que relatar a Guerra de Espanha, as primeiras efemérides do Segundo Conflito Mundial, a meticulosidade com que acerta oliveira Salazar as suas contas com a Pátria, as chamas que devoram as colónias de África, tudo isso signifique contemplar o nosso retrato futuro, quer dizer, este mesmo que nos sobrou.

Texto da contracapa do livro Tocata para dois clarins / Mário Cláudio. - 1ª ed. - Lisboa : D. Quixote, 1992. -(Autores de língua portuguesa)
821.134.3-3 CLA (FCG) - 8/11311



No tempo da Primeira República

No mesmo dia, realizou-se outra conferência destinada a alunos do Ensino Secundário, subordinada ao tema: “No tempo da Primeira República: as aspirações nacionais que alimentaram a entrada de Portugal na Grande Guerra”. O conferencista foi o Doutor Alexandre António da Costa Luís, Professor Auxiliar da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e Investigador Integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.A conferência foi organizada pelo Departamento de Ciências Sociais do Agrupamento de Escolas de Pinhel no âmbito da Comemoração do Centenário da República.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...