sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Visita de estudo à fábrica da Portucel







A turma de 9º Ano de Educação Tecnológica (9ºC/D) realizou uma visita de estudo à Fábrica da Portucel, situada em Cacia - Aveiro, bem como às dunas do litoral da Costa Nova no dia 9 de Novembro, sendo acompanhada pelos professores de Educação Tecnológica e de Geografia. Os objectivos da visita eram, entre outros:
-Conhecer e compreender o processo produtivo de uma empresa industrial;
-Reconhecer objectivos sociais e ambientais de uma empresa;
-Contactar com diversos acidentes litorais – Haff-Delta/”Ria” de Aveiro e Dunas.
Quando chegámos a Aveiro fomos visitar o Campus da Universidade de Aveiro que é uma universidade jovem, com uma arquitectura moderna, constituída por vários blocos onde funcionam os vários Cursos e com muito espaço verde à volta.
Depois do almoço fomos, então, visitar a Fábrica da Portucel que é uma empresa produtora de bens intermédios - pasta de papel, a partir da celulose da madeira. Esta pasta vai depois para outras fábricas, que em Portugal pode ser na Figueira da Foz ou em Setúbal, para a partir dela se fazerem os vários tipos de papel e cartão.
A fábrica é extremamente segura. Durante a visita foi obrigatório o uso de capacete para a nossa segurança e não podíamos tirar fotografias. Não foi possível a visita a certos pontos da fábrica para nossa própria segurança.
O guia da nossa visita encaminhou-nos para um auditório e começou por nos mostrar imagens da fábrica em PowerPoint bem como fornecer alguns dados sobre a sua actividade. De seguida, começou a visita a caminhar pela fábrica, que tinha um cheiro um pouco desagradável, mas isso não prejudicou o nosso interesse pelo seu funcionamento. Fomos a umas salas de controlo em que havia muitos computadores e câmaras o que permitia aos controladores a vigilância total dos vários sectores em actividade na fábrica. Depois fomos visitar a parte final do processo produtivo que se baseava em, automaticamente, embalar e atar com arame os fardos da pasta que depois seguiam, também automaticamente, para os camiões que os iriam colocar nos armazéns em que iriam ficar até serem vendidos a outras empresas mundiais. De seguida fomos visitar o laboratório em que havia uma parte de química e uma parte de física, ou seja, visitámos as duas partes onde estavam peritos nessas matérias onde também nos estiveram a explicar como trabalhavam com as pastas finais, ou seja, eles tinham que adicionar químicos na pasta porque nem todos os clientes queriam a pasta com as mesmas características.
De seguida, fomos até à Barra perto do farol ver um dos acidentes litorais e tirar umas fotografias e depois partimos para a Costa Nova ver as “casas dos pescadores”, que eram casas às riscas bem coloridas, seguidamente fomos até à praia onde pudemos ver mais dunas e onde também houve muita diversão e quedas.
Foi uma viagem interessante, divertida e com muito convívio.

Os alunos de E.T.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...