segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

“Comemora-se hoje o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data que coincide com o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, em 1945.

O Governo Português associa-se às cerimónias que, nas Nações Unidas e em todo o mundo, rendem homenagem às vítimas do Holocausto. Recordar os seis milhões de Judeus e as demais vítimas do extermínio nazi é um dever que Portugal honra ao assinalar de novo esta trágica efeméride.

Não podemos deixar de recordar também os Heróis do Holocausto, que arriscaram as suas vidas e as das suas famílias para salvar as de outros. Homens como os diplomatas Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto Teixeira Branquinho continuarão a inspirar a nossa atuação e a recordar-nos da nossa responsabilidade de proteger.

Ao evocar o Holocausto o Governo reitera o compromisso de promover a educação, a memória e o estudo deste episódio tenebroso da história da Humanidade, que abalou profundamente a nossa civilização. Na qualidade de membro observador na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Portugal continuará a promover a educação das gerações vindouras para o respeito dos Direitos Humanos, da tolerância e do respeito mútuo entre pessoas e povos.”
Informação disponibilizada na página da Internet do governo português, aqui (clique aqui).

Na biblioteca da Escola Secundária/3 de Pinhel pode encontrar diversos livros e filmes que retratam este período dramático da Europa e do Mundo. Aqui ficam alguns exemplos:



  •  LOSA, Ilse - O mundo em que vivi. 25a ed. Porto : Afrontamento, 2004.
  • A lista de Schindler [Documento electrónico]. [S.l.] ; Lisboa : Universal Pictures International, 2003.
  • CABLAN, Arthur L. - Quando a medicina enlouqueceu : a bioética e o holocausto. Lisboa : Inst. Piaget,, D.L. 1997.
A lista completa pode ser consultada na plataforma moodle do Agrupamento deEscolas de Pinhel, AQUI.

Outras notícias, atividades e recursos relacionados com este tema foram publicitados neste blog do Agrupamento de Escolas de Pinhel e podem ser consultados aqui (clique aqui).

Tributo a Anne Frank, uma das vítimas do Holocausto:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...