quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Corta-Mato Escolar


No passado dia 11 de janeiro, à semelhança de anos letivos anteriores, realizou-se em Pinhel mais um Corta-Mato Escolar, evento dinamizado pelo Grupo de Educação Física, integrado no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas de Pinhel. 

Este evento desportivo realizado anualmente no Agrupamento e que nesta edição contou com a participação de mais de 150 “atletas” divididos por cinco escalões etários.

O Corta-Mato é uma especialidade do atletismo que, enquanto modalidade individual, promove aspetos relacionados com o domínio físico, tais como adaptações cárdio-vasculares, circulatórias, respiratórias, melhorando o endurance individual, ou seja, a capacidade de realizar as tarefas diárias sem excessiva fadiga e livre de doenças. No entanto, o principal objetivo da realização desta atividade inserida no desporto escolar é:

·         Desenvolver o gosto pelo desporto, particularmente pela prática do atletismo;

·         Divulgar a modalidade do atletismo;

·         Promover e fomentar o convívio da comunidade escolar, numa perspetiva interdisciplinar;

·         Promover e fomentar a prática desportiva da comunidade escolar.

O Corta-Mato decorreu de forma exemplar, aproveitando as boas condições naturais do local e a adesão da comunidade escolar. A organização do grupo de Educação Física conduziu a que esta iniciativa tenha decorrido com um grande empenho e entusiasmo por parte dos alunos, que valorosamente se empenharam em alcançar a melhor classificação possível.

Durante a competição, realizaram-se sete provas, desde os escalões de infantis-A até Juniores, de ambos os sexos, tendo participado mais de 150 alunos do 4.º ao 12.º ano de escolaridade. Foram medalhados os três primeiros classificados. Nos escalões de Infantis “A”, Infantis “B”, Iniciados, Juvenis fez-se o apuramento para o Corta-Mato Distrital, sendo que, os 6 primeiros classificados de cada prova representarão a Escola na fase Distrital no respetivo escalão.

Aos alunos apurados cabe a responsabilidade de representar os seus colegas na fase distrital, a realizar em fevereiro, pelo que não deverão descurar a sua preparação.

O Grupo de Educação Física congratula-se pelo grande sucesso desta atividade e enaltece o comportamento dos alunos que participaram nas várias provas.

Aos Bombeiros Voluntários, à Guarda Nacional Republicana, à Direção da Escola, aos professores, aos funcionários e ao grupo de alunos voluntários para o Staff, agradecemos toda a colaboração prestada.
O Grupo de Educação Física

 
As classificações podem ser consultadas no Portal da Rede de Bibliotecas de Pinhel, AQUI.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...