quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"Uma Mão-Cheia de Histórias" - sessões no dia 23 outubro

É já no próximo dia 23 de outubro que promovemos o “encontro com a autora” Lúcia Morgado e com o ilustrador Luís Almeida.  Teremos três sessões de promoção da leitura, através da apresentação do seu livro “Uma Mão-Cheia de Histórias”, para os alunos do Pré-escolar de Pinhel, do 1.º e do 2.º ano e do 5.º ano de escolaridade.
 Aqui fica o cartaz e alguns dados biobibliográficos da autora.




Maria Lúcia Morgado dos Santos, é natural da freguesia da Cortiçada, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. Reside em Viseu desde o 9º ano de escolaridade.
É professora há 26 anos, tendo lecionado no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Durante seis anos foi Coordenadora na Associação de Professores Pró-Ordem. Atualmente é Professora Bibliotecária e professora de Inglês no Agrupamento de Escolas Zona Urbana de Viseu, na escola João de Barros.
Desde sempre gostou de ler e escrever. Deve o gosto e o hábito da leitura às carrinhas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, que na sua infância iam uma vez por mês à sua aldeia. Foi nessa altura que descobriu a magia e a importância da leitura.
Quanto à escrita, começou a escrever poesia quando frequentava o curso na ESEV para contribuir para o jornal da Associação de Estudantes. Desde aí, tem escrito poemas e pequenos contos para os seus alunos e amigos e também para algumas antologias, tendo participado em alguns concursos.
O seu primeiro livro foi publicado em 1999 “A Magia dos Pequenitos” – um livro escrito em coautoria com os seus alunos da E.B 2, 3 de Nelas. Mais tarde, em 2003, publicou o livro “Abecedário de Valores” em coautoria com um grande amigo e colega – Fernando Marques Pereira. Em março de 2007, no âmbito da área curricular não disciplinar – Área de Projeto - publicou o livro “O Saber não Ocupa Lugar” em coautoria a sua amiga e colega Margarida Castro, com os alunos, docentes e pais e EE da turma do 6º A do Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros. O seu último livro, “Uma Mão-Cheia de Histórias”, escrito em coautoria com a sua grande amiga e colega Rita Almeida e ilustrado pelo seu estimado amigo e colega Luís Almeida, foi publicado pela Edições Esgotadas em Julho de 2013. É um livro escrito para as crianças, a partir de histórias vividas com as crianças. Talvez por isso, tenha sido tão bem acolhido pelas mesmas, daí que em abril de 2014 houve necessidade de se fazer a 2ª edição.
Ler, escrever e viajar são as atividades que lhe proporcionam mais tranquilidade e alegria.

 “Uma Mão-Cheia de Histórias” é um livro que, através de 5 histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido. Através de duas bonecas: Li Li e Ri Ri, as autoras partilham leituras, afetos e aventuras. Recorrendo a uma linguagem rimada, tão ao agrado das crianças, mostram a importância e a magia da leitura através da sua experiência de vida e da abordagem de várias obras, autores e personagens que fazem parte do imaginário de qualquer criança. O apelo ao valor da amizade, à adoção de hábitos saudáveis de alimentação e à persistência para que cada um consiga realizar os seus sonhos, são uma constante.  

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...