quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje, dia 10 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No dia 10 de dezembro de 1948, foi criado pela Organização das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi exclusivamente criada em 1948, como forma de reação contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, quando Hitler comandou o genocídio de judeus e outras minorias nos campos de concentração.
Nessa guerra houve mais mortos do que em todas as outras guerras anteriores juntas. 18 milhões de pessoas foram levadas  para campos de concentração, originando a morte de 11 milhões de pessoas, entre elas  6 milhões de judeus.
A Declaração foi elaborada também com o propósito de substituir um sistema de proteção às minorias, que foi criado depois da Primeira Grande Guerra, mas que se mostrou inútil contra as atrocidades cometidas na nova guerra. Era necessário estabelecer uma nova forma de os países e as pessoas se relacionarem.
A partir do preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, podemos enumerar os princípios que estão por trás dos direitos humanos:
Dignidade
Igualdade
Liberdade
Justiça
Os direitos humanos nascem do reconhecimento do valor e da dignidade da pessoa humana. Essa dignidade de todas as pessoas significa que o ser humano vale pelo que é, por ser humano, por ser pessoa. Esse valor é inegociável. Não pode ser comprado ou vendido. Todo ser humano merece respeito. Tem DIREITOS HUMANOS!
Na nossa escola foi assinalado este dia, através de atividades de sensibilização para o respeito pelos Direitos Humanos. Nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica foram realizados vários trabalhos sobre os direitos humanos e falámos sobre a importância de respeitarmos o Outro. Porque, apesar de nos considerarmos membros de uma sociedade supostamente evoluída, continuamos a assistir a constantes violações dos Direitos Humanos.
A Prof. Elsa Domingos
A Biblioteca Escolar, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, recordaram este dia com várias iniciativas, entre elas: O tema do terrorismo, construindo vários cartazes alusivos aos atos mais recentes e que estão expostos na biblioteca.
Outra iniciativa, muito participada, foi a elaboração, em cartolinas, de mãos onde os alunos escreveram o direito humano que mais o sensibilizou. Essas mãos serão colocadas em vários locais estratégicos da escola e com elas foi, ainda, edificada uma Árvore de Natal na biblioteca da escola sede.
A Prof. Céu Ferreira

Consulta os recursos e as ligações sobre os Direitos Humanos no:
Blog do Agrupamento de Escolas de Pinhel

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...