quinta-feira, 24 de maio de 2018

Atividade de articulação entre os finalistas do Jardim de Infância de Pinhel com os alunos da EB1


As crianças finalistas do Jardim de Infância de Pinhel (Branca de Neve) deslocaram-se à EB1, para passarem a manhã nesta instituição, com o objetivo de promover nestas crianças expetativas positivas em relação ao 1º ciclo e minimizar os seus anseios e as suas emoções, nesta transição.
Acompanhados pela coordenadora do J.I., pelas educadoras Noémia e Ivone e pela assistente Irene, fomos acolhidos calorosamente pelo Coordenador desta escola (prof. Pinharanda), que nos encaminhou para uma sala onde conversou com estas crianças, alertando-as para o material aí existente, deu-lhes conselhos que os conformaram e que os motivaram para no próximo ano letivo começarem as aulas com entusiasmo e alegria. Nesta sala fizeram uma ficha e tiveram a oportunidade de desenhar no quadro até ao intervalo. Lancharam e de seguida brincaram com todos os alunos no espaço de recreio. Após esta pausa o Coordenador levou-os para o salão, sentou-se como eles no chão, e com uma linguagem simples informou que lhes ía mostrar toda a instituição em pleno funcionamento. Entraram então nas salas do 4º ano, nas do 3º ano, nas do 2º ano e finalmente nas do 1º ano. Aqui a prof. Sílvia mandou-os sentar para ouvirem e visualizarem uma história intitulada “Pintado de Fresco”, em que os motivava para aprenderem a ler, pois só traz benefícios. Nesta sala também ouviram e viram uma canção sobre o alfabeto.
Pensamos que esta articulação teve um balanço muito positivo. A observação do ambiente das salas de aula e de todos os espaços, a relação de empatia que se estabeleceu entre esta comunidade escolar, certamente vai contribuir para o seu crescimento pessoal e para o seu sucesso escolar.
Educ. Isabel Carvalho

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...