segunda-feira, 22 de outubro de 2018

José Saramago: 20 anos do Prémio Nobel - exposição comemorativa

Há vinte anos José Saramago recebeu o prémio Nobel da Literatura (em outubro de 1998). Há quinze anos (outubro de 2003) o escritor visitou a Escola Secundária de Pinhel tendo sido inaugurado um esboço em ferro do seu busto no pilar que é agora a coluna onde se afixam os nomes dos alunos dos quadros de honra.

Na sua passagem pela Escola Secundária o escritor, prémio Nobel da Literatura, visitou a biblioteca e assinou diversos exemplares dos seus livros que estavam na biblioteca. Assim, na passagem de vinte anos da atribuição do Prémio Nobel e quinze anos desde a sua passagem pela Escola Secundária de Pinhel, a biblioteca escolar, com o grupo de Artes e com o apoio da autarquia de Pinhel, decidiu homenagear José Saramago como o autor deste mês de outubro de 2018. Outubro é, também, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, evento comemorado a nível mundial pelas bibliotecas escolares de todo o mundo cujo lema é “Eu ♥  biblioteca escolar”.
A atividade planeada pelo grupo de Artes consiste na elaboração de diversos “graffiti” de José Saramago pelos alunos do 9.º ano e dos cursos de Artes Visuais no âmbito de EV e Desenho. Esses “graffiti” serão pintados pelo recinto da Escola Secundária e por vários espaços da cidade. Diversas frases de José Saramago darão enquadramento a esses “graffiti”. Paralelamente, no polivalente da Escola Secundária está em exposição um conjunto de cartazes sobre a obra de José Saramago e sobre a sua visão do mundo e da vida.
Como já dissemos, em 2003 José Saramago visitou Pinhel mas, também, Cidadelhe, aldeia que já tinha palmilhado durante a viagem que empreendeu entre outubro de 1979 e julho de 1980  para escrever o livro “Viagem a Portugal”. Em Junho de 2009, José Saramago visitou pela última vez a aldeia de Cidadelhe (faleceu cerca de um ano depois, em junho de 2010). Participava num projeto da Fundação com o seu nome que tinha como tema "O Caminho de Salomão", um percurso concebido por José Saramago a partir do seu livro "A Viagem do Elefante".
Mas, afinal, quem é José Saramago?
Este neto de camponeses, nascido na aldeia de Azinhaga, Ribatejo, começou a trabalhar desde cedo como serralheiro mecânico, depois desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor e jornalista. Publicou o seu primeiro livro,  “Terra do Pecado, em 1947 mas não voltou a publicar mais nada até 1966. Dez anos depois (a partir de 1976) passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário. José Saramago faleceu a 18 de junho de 2010.
A obra escrita de José Saramago está traduzida em diversas línguas destacando-se, de entre a sua vasta obra literária, os livros Manual de Pintura e Caligrafia: um romance” (1977), “Memorial do Convento” (1982), “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (1984), “A Jangada de Pedra” (1986), “História do Cerco de Lisboa” (1989), “O Evangelho segundo Jesus Cristo” (1991), “Ensaio sobre a Cegueira” (1995), “Todos os Nomes” (1998), “O Homem Duplicado” (2002), “A Viagem do Elefante” (2008), “Caim” (2009, no ano em que visitou Cidadelhe pela última vez), entre muitos outros.
José Saramago produziu uma obra rica em parábolas, portadoras de imaginação, compaixão e ironia. É, sem dúvida, um autor que vale a pena ler!
Aqui ficam algumas imagens da exposição no polivalente da Escola Secundária:






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...