quinta-feira, 9 de maio de 2019

Dias Abertos do Instituto Politécnico de Viseu



No dia 24 de abril, os alunos do 10ºE deslocaram-se a Viseu para visitar os Dias Abertos do Instituto Politécnico de Viseu.
Na parte da manhã, os alunos visitaram a ESEV - Escola Superior de Educação de Viseu - onde tiveram oportunidade de conhecer os métodos de edição e reprodução gráfica em diversos suportes/meios e criar o próprio desenho e reproduzi-lo.
Realizaram a atividade “Hoje sou aluno de comunicação - uma experiência de imersão”. Nesta atividade os alunos tornaram-se jornalistas e profissionais de imagem em formação. Integraram equipas de reportagem e foram, eles mesmos, alunos do ensino superior a produzir conteúdos para o jornal #dacomunicação.
Na parte da tarde, os alunos estiveram na ESTGV - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, participaram na atividade “Vamos Modelar e Fabricar uma peça 3D com novas Tecnologias”, onde foram vencedores na rapidez da programação de modelação 3D. De seguida, fabricou-se peças utilizando impressora 3D e máquina CNC.
Participaram ativamente na atividade “Do projeto ao objeto”, tendo oportunidade de conhecer e aplicar as várias fases do desenvolvimento de um projeto até ao fabrico de um produto.
Tiveram, ainda, oportunidade de ver os robôs industriais a trabalhar no laboratório e visualizarem alguns programas simples (código) utilizados pelos mesmos. Paralelamente, os alunos puderam experimentar a manipulação dos robôs (em modo manual), utilizando para esse fim a consola de programação.
Utilizaram o teodolito como instrumento de precisão para medir distâncias, ângulos horizontais e ângulos verticais para a implantação de empreendimentos.
Tiveram, ainda, oportunidade de utilizar Software "ANYLOGIC" para simular e otimizar a produção de peças numa unidade industrial em ambiente virtual 3D, além de outras atividades surpresa.
O empenho dos nossos alunos nas atividades permitiu-lhes trazer alguns prémios.
Os professores: António Marques e Sílvia Soares

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...