quinta-feira, 7 de maio de 2020

Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!


A Escola Virtual disponibilizou o vídeo do 2.º webinar cujo tema é “Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!”.
Neste vídeo, o professor Marco Bento apresenta um conjunto de sugestões úteis para o ensino à distância. Destaco algumas dicas apresentadas neste webinar:
  1. Utilizar a videoconferência ou aula síncrona para esclarecer dúvidas com os alunos, explicar um conteúdo que eles não tenham percebido e interagir com os alunos;
  2. Transmitir conteúdos preferencialmente de forma assíncrona utilizando, para isso, os vídeos e os outros recursos online (o aluno pode rever várias vezes o vídeo até compreender todo o seu conteúdo);
  3. Os alunos no ensino online precisam de mais tempo para realizar as tarefas. Os especialistas consideram que eles podem precisar de três vezes mais tempo para realizar uma tarefa online;
  4. Planear tarefas com instruções claras que permitam ao aluno realizá-la de forma autónoma, sem ajuda de ninguém;
  5. Atribuir sempre um prazo à realização da tarefa que é pedida ao aluno;
  6. Privilegiar as tarefas assíncronas pois o aluno pode realizá-las em qualquer momento;
  7. Implicar o aluno na construção de conteúdos digitais (um questionário, uma apresentação, etc)...
  8. Por fim, é importante dar o feedback ao aluno sobre cada atividade realizada.
Há muitas mais sugestões úteis para o ensino à distância e vale a pena dedicar algum tempo ao webinar “Ser professor a 360º - Ensine a distância já: Primeiras Dicas!”
No dia 7 de maio, às 16h30, realiza-se o terceiro webinar com o tema “Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena”. 
A inscrição gratuita pode ser feita aqui: https://bit.ly/registowebinar3
Fonte: Canal da Escola Virtual, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=h_6P6ubudcE

Consulte mais recursos educativos online na página "PodCast`elo de Pinhel", aqui: https://sites.google.com/view/podcastelo-de-pinhel/recursos-online

1 comentário:

Gastão Carlos Branco Antunes disse...

Boa tarde!

Eu tenho-me inscrito nestes Webinar's, quer da Porto Editora quer do Grupo LEYA.
A esperança, é sempre aprendermos algo que nos seja útil para fazermos melhor com os nossos alunos.
Mas às vezes, a mim, a vós não!,a mim apetece-nos, corrijo apetece-me, destilar um pouco a bílis quanto a teorias e práticas excelentes, com alunos excelentes, em escolas excelentes e com certeza com Professores excelentes, o que não é seguramente o meu caso.
Mas em meu nome, vou tentar homenagear outros que todos os dias dão o seu melhor e são por isso do melhor que a educação tem. Então aqui vai:
Eu até nem sou de refilar, resmungar etc.!
Quem me conhece sabe bem!
E não costumo, quando me inscrevo colocar questões nem comentários, por falta de tempo, vontade e muitas vezes, pachorra, admito!

"Como fazer o milagre de em tão pouco tempo, com toda a pressão do Mundo, evitar que o stress, a insegurança, nos derrubem, pelo menos aos mais "velhos"!

Lembro-me que comecei a Escola com uma lousa, (e um “regrão”, suponho que era assim que se chamava o lápis que servia para escrever na lousa), depois sebenta e só mais tarde caderno, caneta de tinta feita por nós, de flores de lirios do jardim da Escola e depois tinta permanente e finalmente a bic..

Depois já como Professor, …… stencil, máquina de escrever, acetatos (ainda andam por aí umas caixas, de mão e de máquina!), e diapositivos (tantos rolos Kodak e Fuji, comprados e arrumados na garagem!).
Depois, com tempo e muita formação presencial, principalmente ao sábado, Word, Excel, PPT´S, Flipchart's, Moodle, Plataforma 365, GIAE, aulas digitais mas presenciais, e hoje, pasme-se encontro-me, de repente, envolvido/comprometido em não sei quantas plataformas (Teams,365, Leya, Escola virtual, etc.), sózinho e longe dos alunos?

Mandei as técnicas, os métodos, os critérios, as planificações, até os alunos, tudo para não sei onde!, e entretanto tenho que webinar, gamificar, e outras coisas que tais............

……. e quando, eles, os que realmente interessam não podem, não querem ou não sabem?
Como faço?
Este País não é todo igual?
Há muitas realidades desiguais e injustas!
E tipos de alunos!
e já agora tipos de Professores!
Vivo estes tempos, com muita amargura, com saudade, mas ainda assim honrado por me pertencer a esta classe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...