sexta-feira, 15 de maio de 2020

Visita virtual à coleção de pinturas de Vermeer

Toda a obra de Vermeer, num exemplo do museu do futuro.
O Google e o museu Mauritshuis (Haia) uniram esforços e reuniram todos os quadros de Vermeer – incluindo um que está desaparecido desde 1990 – num só museu e que cabe no bolso. Chamam-lhe "a exposição impossível" de Vermeer.
Um dos melhores pintores holandeses do século XVII, Jan Vermeer nasceu em 1632, em Delft, e aí veio a falecer em 1675. Ficou conhecido pelos quadros em que retratava cenas domésticas, com uma ou duas personagens absorvidas numa atividade quotidiana. A fonte de luz vinha invariavelmente da esquerda e era tratada com uma sensibilidade que emprestava ao objeto mais simples uma qualidade poética única. Associa-se a Vermeer uma tonalidade suave em harmonias subtis de azul, de amarelo nápoles e de cinzento mas uma das suas qualidades mais notáveis é a faculdade de utilizar cores vivas e luminosas, conservando mesmo assim o aspeto de delicadeza e frescura características de obras como A Rapariga com uma Pérola (1660?) e A Rendilheira (1665). A sua obra foi redescoberta em pleno século XIX e a qualidade do trabalho sobre a luz e a sombra serviu de inspiração a muitos artistas.

Fonte: Jan Vermeer in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 20:58:23]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$jan-vermeer (adaptado)

Livro da Biblioteca da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhel sobre Vermeer:

Filme da Biblioteca da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhel sobre um quadro de Vermeer:

Consulte mais recursos educativos online na página "PodCast`elo de Pinhel", aqui: https://sites.google.com/view/podcastelo-de-pinhel/recursos-online

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...