segunda-feira, 1 de junho de 2020

Livro digital "Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção"

A Rede de Bibliotecas Escolares publicou no seu blogue um livro digital intitulado “Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção”, da autoria de José Matias Alves e Ilídia Cabral (Eds.). O livro tem um prefácio do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

O download do livro pode ser feito aqui ou clicando na capa.

Aqui fica a informação completa do blogue da Rede de Bibliotecas Escolares (https://blogue.rbe.mec.pt/ensinar-e-aprender-em-tempo-de-covid-19-2349593)

Prefácio

João Costa | Secretário de Estado Adjunto e da Educação

E de repente, sem termos tempo para nos prepararmos, o campo lexical da escola alterou-se e passou a incluir palavras como aula síncrona, distanciamento, plataforma, COVID19, máscara, chat, online, gel... Sabemos que os sistemas educativos europeus não tinham sido afetados tão negativamente desde a II Guerra Mundial. De um dia para o outro, as escolas fecharam-se e o sistema educativo viu-se alterado não por vontade, mas por imposição.

Os professores portugueses revelaram o seu profissionalismo e capacidade de adaptação, as escolas organizaram-se. Do lado do Ministério da Educação, fomos produzindo recursos, orientações, colhendo práticas, estabelecendo parcerias, para apoiar o trabalho às escolas e aos professores neste momento difícil (coligidas em http://apoioescolas.dge.mec.pt ).

Os testemunhos e os olhares deste livro, que tenho a honra de prefaciar, são prova desta capacidade de adaptação, da inquietação associada, da preocupação com os alunos. São também voz de um contexto que não se esperava, que gerou mais trabalho, muitos caos e muitas organizações, muito trabalho para todos, inversões de papéis, cansaço pelo trabalho e pela vontade de que o vírus desapareça depressa. (...)

Referência: (2020). Fep.porto.ucp.pt. Retrieved 31 May 2020, from http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/SAME/Ebook_Ensinar_e_aprender_em_tempos

Consulte mais recursos educativos online na página "PodCast`elo de Pinhel", aqui: https://sites.google.com/view/podcastelo-de-pinhel/recursos-online

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...