sábado, 9 de abril de 2022

Como se faz um amigo?

Sessão de leitura - Pré-escolar

A situação de guerra da Ucrânia foi a principal fonte de inspiração para as sugestões de leitura que a Biblioteca EB2/Centro de Recursos propôs para o mês de abril. 

Fazer amigos pode parecer fácil, mas nem sempre nos damos conta de como é importante conservá-los e, acima de tudo, da função que eles desempenham na construção da personalidade de cada um de nós.

Os primeiros amigos fazem-se desde muito cedo e muitos duram para a vida toda. E mesmo que não durem a vida toda, o facto de se fazerem amigos e com eles se viverem e aprenderem os mais nobres valores da convivência humana, os amigos podem ser a base da paz e da liberdade.

Constrói-se a paz quando se promovem atividades de convivência e de partilha nas mais elementares brincadeiras. Porque a brincar se aprende a dialogar, a respeitar, a ajudar. As crianças apenas precisam que os adultos as ajudem a perceber o sentido da amizade que resulta do contacto com os seus pares.

Este foi o principal objetivo da história "Vamos fazer amigos", de Adam Relf, explorada com os quatro grupos do pré-escolar nos dias 7 e 8 de abril na biblioteca.

Com base em imagens representativas de comportamentos promotores da amizade e de outros que a podem dificultar, identificaram-se alguns efeitos positivos no futuro -  PAZ - e outros negativos, que podem conduzir a situações de conflito - guerra..

Uma oportunidade para ajudar as crianças a perceber o que no momento atual invade o nosso dia-a-dia, através das imagens de destruição da guerra na Ucrânia. 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...