sexta-feira, 1 de abril de 2022

Sugestão de Leitura de Abril

Paz e liberdade são duas realidades que nos parecem naturais no nosso modo de vida e sobre as quais  nem sequer nos questionamos. Usufruímos e beneficiamos delas porque vivemos num país democrático e civilizado.

Mas o mundo não é só a nossa realidade. O nosso mundo é o mundo todo! 

E à nossa volta continua a haver guerras e privação de liberdades.

E é por isso que importa que todos aprendamos a ser livres e a viver em paz.

E isso constrói-se a cada momento: quando conseguimos dialogar em vez de discutir, quando colaboramos em vez de competirmos, quando preferimos ser amigos dos outros em vez de os excluirmos, e por aí fora… 

Os livros, e as histórias que eles nos contam, ajudam a construir nas crianças sentimentos de compreensão e de aceitação dos outros - e são um dos caminhos para a paz! Porque a ler aprendemos a ser mais felizes, mais justos, mais iguais, mais livres e mais dialogantes. 

No dia da apresentação do Plano Nacional de Leitura 2027, a 23 de abril de 2017, o primeiro-ministro António Costa afirmou que a leitura é a forma de promover a liberdade, considerando que "é uma das grandes formas de aceder à cidadania". 

"Acredito mesmo que se há forma de defender a liberdade é mesmo promover a leitura, porque a leitura liberta e permite-nos exprimir livremente aquilo que cada um escreve, qualquer que seja a língua em que escreve". (in Público online)

Paz e Liberdade é o tema para as sugestões de leitura do mês de abril. Porque é também em abril que Portugal assinala um dos maiores marcos da liberdade de que hoje somos beneficiários.

Estes são só alguns dos títulos que sugerimos para este mês de abril. Sensíveis à situação de guerra que está mesmo à nossa porta,  vamos ler as histórias de forma mais consciente, para aprendermos a cada momento defender a paz e a liberdade!

Pré-escolar



1º Ciclo



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...