terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Ação de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos

No dia 16 de janeiro realizou-se, na Escola Sede de Agrupamento de Escolas de Pinhel, uma Ação de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos para todos os alunos do Ensino Secundário.
Esta ação pretendia consciencializar os jovens para a necessidade de defesa dos Direitos Humanos e para a violação destes no que se refere ao Tráfico de Seres Humanos.






 
Sinopse do documentário publicado na página da SIC Notícias:
“Um trabalho de investigação que revela uma realidade difícil de imaginar. O Tráfico de Pessoas é uma grave violação dos Direitos Humanos. Um crime que movimenta milhões e ao qual nenhum país está imune. As pessoas são mercadoria, compradas e vendidas.
Uma promessa de trabalho trouxe Flávia para Portugal. Veio do Brasil, com um filho pequeno e confiança na oferta de uma amiga. Mas a realidade era outra. Em Lisboa, foi obrigada a prostituir-se, dia e noite, clientes sem fim. Maria é portuguesa, mas nem a capital conhece. Esteve nove anos trancada, forçada a trabalhar no campo, entre Portugal e Espanha, sem receber nada além de maus-tratos. Christina foi vendida pela mãe quando tinha 11 anos. A infância gasta nas ruas da Roménia. Aos 13 anos, o explorador vendeu-a para Itália. No Brasil, em Goiânia, uma operação policial varre o bairro dos motéis, conhecido local de angariação de vítimas.
O Tráfico de Seres Humanos é o último abismo do crime organizado. Os números apontam para 27 milhões de vítimas no mundo. O comércio de pessoas rende cerca de 23 mil milhões de euros - a seguir às drogas e às armas, é o maior negócio ilícito. Filmado em Portugal, no Brasil e na Roménia, este documentário mergulha na problemática do tráfico de pessoas. Um crime global, ao qual Portugal não escapa ileso.
“Os Novos Escravos” é um trabalho realizado pela SIC, com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.”
Jornalista: Ana Sofia Fonseca
Repórter de imagem: Paulo Cepa
Edição de Imagem: Luís Gonçalves
Produção: Sónia Ricardo
Grafismo: Paulo Alves 

Outras notícias e reportagens sobre o Tráfico de Seres Humanos:
Há quatro vezes mais vítimas de tráfico de pessoa…” (in

Vítimas de tráfico de seres humanos quadruplicaram” (in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-04-05-Vitimas-de-trafico-de-seres-humanos-quadruplicaram)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...