quinta-feira, 26 de abril de 2018

VISITA À CASA DA CULTURA DE PINHEL

  No dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, os alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas e Pinhel visitaram a Casa da Cultura Municipal e desceram aos aquedutos da Parada Coronel Lima da Veiga.
  Foi um passeio cheio de cor, pois o estado do tempo anunciava a primavera com um bonito dia de sol. Os alunos, juntamente com os professores acompanhantes, saíram da Escola Básica do 2º Ciclo pela 13 horas e 45 minutos, pois o programa tinha início às 14 horas. À chegada, os alunos concentraram-se no auditório, onde lhes foram apresentados alguns diapositivos dos aquedutos e lhes foi explicada a razão da sua existência, pois assim era abastecida de água a cidade. Aí, foram divididos em três grupos: a turma do 5º A saiu para a Parada Coronel Lima da Veiga e os seus alunos, equipados de capacetes, desceram ao aqueduto mais próximo, enquanto as turmas do 5º B e 5ºC visitaram o Museu Municipal e a exposição de pintura sobre História de Portugal do Mestre José Manuel Soares, que dá o seu nome à respetiva Casa.
  Mais tarde, houve uma troca de grupos e todos os alunos visitaram os vários espaços. Os guias Sr. Dr. Laurindo Monteiro e Sr. Dr. Ricardo Capelo foram excelentes nas explicações que deram sobre o acervo existente, nomeadamente no que se referiu a Pinhel.
  Regressámos à Escola convictos de que aprendemos um pouco mais de História, pois esta visita integrou-se nas atividades do Plano Anual da disciplina de História e Geografia de Portugal. Obrigada a todos os que colaboraram para que fosse possível a realização desta visita de estudo.
Prof. Carminda Monteiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...