segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro de 2021

 A 27 de janeiro assinala-se anualmente o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 1 de novembro de 2005.

O Holocausto foi uma tragédia europeia, um ponto de viragem na nossa história.

O propósito deste dia é não deixar cair no esquecimento o assassinato intencional em massa de seis milhões de judeus pelos nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo. 

Não esqueçamos que: “Não podemos mudar a história, mas as lições da história podem mudar-nos a nós.”

Abriu um novo museu na cidade do Porto em "Memória das Vítimas do Holocausto"

Trata-se do Museu do Holocausto do Porto, "criado pela Comunidade Judaica do Porto (CIP/CJP) e retrata a vida judaica antes do Holocausto, o Nazismo, a expansão nazi na Europa, os Guetos, os refugiados, os campos de Concentração, de Trabalho e de Extermínio, a Solução Final, as Marchas da Morte, a Libertação, a População Judaica no Pós-Guerra, a Fundação do Estado de Israel, Vencer ou morrer de fome, Os Justos entre as Nações". (Fonte: https://www.dge.mec.pt/noticias/divulgacao-museu-do-holocausto-no-porto)

Um museu para nunca esquecer a história do ódio na Europa do século XX. E para que o Holocausto nunca mais volte a acontecer!

Neste blogue do Agrupamento de Escolas de Pinhel há muitos recursos sobre o Holocausto. Clique na seguinte ligação para aceder: https://secundaria-pinhel.blogspot.com/search?q=holocausto 


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...