terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Visita de Estudo dos Cursos Profissionais









Águas Serra da Estrela – Sumos+Compal S.A., Museu do Pão, Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia e Estabelecimento Hoteleiro – Quinta do Crestelo
No dia 29 de Novembro, os alunos do Curso Profissional de Restauração - Restaurante – Bar, no âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas técnicas, fizeram um roteiro pela envolvente da Serra da Estrela com o objetivo de consolidar conhecimentos, contatar com a realidade Empresarial e conhecer perspectivas de futuro no Ensino Superior.
Saímos pelas 9h00 do Agrupamento de Escolas de Pinhel e após chegar a Gouveia começamos a subir a Estrada Nacional 232 que serpenteia a Serra da Estrela. A paisagem é dominada por grandes blocos graníticos, alguns deles verdadeiras obras de arte da mãe natureza como é o caso da Cabeça do Velho.
Às 10h15, conforme hora marcada, estávamos a dar inicio à visita das instalações da Sumos+Compal S.A., empresa que detém as Águas Serra da Estrela. Uma água de nascente pura e cristalina de elevada qualidade, envolta numa vegetação de bosques de pinheiro-silvestre, captada na rocha granítica e engarrafada junto à nascente - Fonte da Vidoeira (Cabeça do Velho) dentro da zona protegida do Parque Natural da Serra da Estrela. Numa visita guiada pelas instalações ficámos a conhecer o processo de captação e engarrafamento deste excelente líquido da Serra da Estrela!
Devido à chuva abandonámos a montanha e seguimos em direção a Seia, fazendo uma pequena paragem no Museu do Pão que nesta altura do ano recebe com mais encanto ainda, com a magnífica decoração natalícia, visitámos o Restaurante, estivemos na Mercearia Tradicional onde provámos os vários pães que aí se vendem e subimos ao Bar/Biblioteca com uma vista panorâmica para a envolvente da cidade e a encosta da serra.
Seguiu-se uma ementa a preceito no Restaurante-pedagógico da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia, orientado pelo chefe de Sala Nelson Soares e Chefe de Cozinha Rui Cerveira, num dia de aplicações práticas dos cursos de Hotelaria. Após o almoço visitámos as instalações deste Ensino Superior e ficámos a conhecer a sua oferta formativa.
Ainda em Seia, visitámos o empreendimento hoteleiro, Quinta do Crestelo, um local de referência da Serra da Estrela com hotel-apartamentos, restaurante e salões de Eventos e outros serviços de lazer, numa quinta com 22 hectares. 
Terminava, assim, um dia em que os largos horizontes da Serra da Estrela nos preencheram! Esta visita decorreu conforme o planificado, concretizando-se os objetivos, sendo uma mais-valia para o conhecimento técnico e pessoal de cada um. No global e face ao programa delineado a avaliação é muito positiva.
Formadora Paula Pires

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...