quinta-feira, 21 de março de 2019

Visita de estudo à Casa de Saúde Bento Menni

Tivemos conhecimento da Casa de Saúde Bento Menni através da nossa Professora de Psicologia do Envelhecimento, Maria do Céu Ferreira, que, como voluntária nesta instituição, nos propôs passar um dia diferente, nesta Casa de Saúde, dedicado ao voluntariado.
No passado dia 13 de março concretizámos este projecto.
O primeiro contacto foi muito agradável e o acolhimento por parte da Irmã Benedita e da Dra. Ana foi excelente. No auditório deram-nos a conhecer um pouco da biografia e carisma de S. Bento Menni e desta Casa na Guarda, que iniciou a sua atividade em abril de 1994, cuja gestão cabe ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
Após a receção inicial, percorremos os diversos ateliers e tivemos oportunidade de participar em atividades com pessoas de diversos níveis etários, com problemas de saúde, predominantemente do foro psiquiátrico.
O que mais nos cativou foi o modo como as pessoas interagiam, nomeadamente como eram tratadas, estimadas, cuidadas e como ocupavam o tempo.
Para além dos aspetos referidos anteriormente, queremos realçar, também, os espaços amplos, limpos, a organização, o número de colaboradores, a oferta variada de atividades e a maravilhosa capela nos agradaram.
Foi uma experiência muito enriquecedora, gratificante, divertida, tendo servido como um pequeno ensaio para o nosso estágio.
Estamos muito gratos à Casa de Saúde Bento Menni por nos receber tão bem e pelo grandioso trabalho que prestam à comunidade.
Para terminarmos deixamos a mensagem de S. Bento Menni que mais nos marcou: “Uma pessoa vale mais que o mundo inteiro”.
Alunos do 11º Ano, Turma D, do Agrupamento de Escolas de Pinhel


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...