segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Fernando Namora - autor do mês de outubro


O “Autor do Mês” de outubro na biblioteca da escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhel é Fernando Namora. Este médico escritor, natural de Condeixa-a-Nova, trabalhou em Monsanto, na Beira Baixa, a “Aldeia mais portuguesa de Portugal”. Nasceu precisamente há cem anos (em 1919) e neste ano de 2019 - o ano do centenário do seu nascimento – realizaram-se inúmeras homenagens ao escritor um pouco por todo o país.
Fernando Namora escreveu o primeiro romance em 1938 com o título “As Sete Partidas do Mundo” que venceu o Prémio Almeida Garrett. Fernando Namora escreveu romances, poesia, contos, memórias e impressões de viagem, com destaque para os cadernos de um escritor. O seu livro “Retalhos da Vida de um Médico” foi adaptado ao cinema (em 1962).
Fernando Namora faleceu em 1989. A casa onde o escritor nasceu é agora um museu dedicado à sua vida e à sua obra.
Nas bibliotecas de Pinhel há muitos livros de Fernando Namora. Na biblioteca da Escola Secundária destacamos os livros “Resposta a Matilde”; “As Sete Partidas do Mundo”; “O Trigo e o Joio” e “Nome Para Uma Casa”, este último de poesia.




Na biblioteca Municipal destacam-se os livros “A nave de pedra”, “Casa da malta”, “Sentados na relva” e “URSS mal amada bem amada: crónica”.




Assista ao video da RTP Ensina sobre Fernando Namora. Clique na imagem ou no endereço da Internet: http://ensina.rtp.pt/artigo/fernando-namora-retalhos-da-vida-de-um-medico-escritor/

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...