segunda-feira, 15 de março de 2010

Frédéric Chopin, autor do mês de Março




No dia 1 de Março de 2010, comemorou-se o bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin, compositor polaco que marcou indiscutivelmente o mundo da música.
A data foi celebrada com várias manifestações culturais em Varsóvia: a inauguração do Fryderyk Chopin Museum e uma maratona musical na qual se interpretaram, sem interrupção, as suas peças.
Mas quem foi Chopin? Quando viveu? Em que estética se enquadrou? A estas e outras questões pretendemos dar resposta ao escolhermos Chopin como autor do mês de
Março.
Frédéric Chopin nasceu em Zelazowa Wola, perto de Varsóvia, a um de Março de 1810 e morreu em Paris em 1849. Era filho de Nicolau Chopin, um francês emigrado na Polónia que casou com uma polaca da família Skarebk.
O compositor nasceu no seio de uma família ligada à música e a sua aptidão precoce para esta arte revelou-se de forma muito rápida nas primeiras aulas que recebeu da sua mãe, aos seis anos de idade.
O seu primeiro concerto público ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada sua primeira obra, uma polonaise. Prosseguiu conciliando os seus estudos no Liceu de Varsóvia com as aulas de piano.
Em 1825, apresentou-se ao czar Alexandre I. No ano seguinte, ingressou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou os seus estudos com o compositor Joseph Elsner.
Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Polaca contra a ocupação russa, Chopin resolveu deixar Varsóvia e partir para Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich. Em Julho do ano seguinte, Chopin seguiu para Paris, onde logo se integrou na elite local, passando a ser requisitado como concertista e como professor. Nessa época conheceu músicos consagrados, como Rossini e Cherubini, e outros da sua geração, como Mendelssohn, Berlioz, Franz Lizst e Schumann.
Chopin era um compositor romântico, como tal as suas composições eram marcadas pela melancolia.
Em 1838 Chopin uniu-se à controversa escritora Aurore Dupin, que usava o pseudónimo masculino de George Sand. O casal resolveu passar um tempo em Maiorca, mas o clima húmido da ilha piorou o estado de saúde do compositor que sofria de tuberculose. Em 1839, os dois voltaram para a França e em 1847 romperam definitivamente o relacionamento.
No dia 17 de Outubro de 1849, Frederic Chopin faleceu, aos 39 anos. Foi sepultado no cemitério de Père Lachaise, em Paris. O seu coração foi colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, conforme o seu pedido.
Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com excepção de apenas algumas peças. Várias das suas obras têm influência do folclore polaco, como é o caso das mazurcas e das polonaises.

Para saber mais sobre Chopin e sobre o Romantismo podes consultar os sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frédéric_Chopin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mazurkas_(Chopin)
http://faroldasletras.no.sapo.pt/romantismo.htm
http://www.infopedia.pt/$romantismo
http://cvc.instituto-camoes.pt/literatura/romantismo.htm


Texto preparado pela Prof. Cândida Carlos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...