segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O dia 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e, neste ano de 2020, assinalam-se os 75 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, um dos mais terríveis campos de concentração nazi.
Um dos livros existentes na biblioteca da Escola Secundária com 3.º ciclo sobre os campos de concentração nazi é do escritor italiano Primo Levi. Primo Levi esteve preso no campo de concentração de Auschwitz sobre o qual escreveu um livro comovente: “Se Isto é um Homem?”

Aqui fica um excerto do livro “Se Isto é Um Homem?”, de Primo Levi:

"Isto é o inferno. Hoje, nos nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante mas que não tem água potável, esperando algo certamente terrível, e nada acontece, e continua a não acontecer nada. Como é possível pensar? Não é mais possível; é como se estivéssemos mortos. Alguns sentam-se no chão. O tempo passa, gota a gota.”

A biblioteca da Escola Secundária tem outros livros sobre o Holocausto que vale a pena ler e vários filmes. Aqui deixamos alguns exemplos:






Para saber mais sobre o holocausto, clique nos seguintes endereços da Internet:

“O horror de Auschwitz e do holocausto por quem o escreveu na primeira pessoa: Primo Levi”: https://blogue.rbe.mec.pt/dia-internacional-em-memoria-das-2327712

“75 anos depois da libertação de Auschwitz, a importância de não esquecer o Holocausto”: https://www.dw.com/pt-002/75-anos-depois-da-liberta%C3%A7%C3%A3o-de-auschwitz-a-import%C3%A2ncia-de-n%C3%A3o-esquecer-o-holocausto/a-52159331

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...