terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Bocage - Autor do Mês de janeiro na biblioteca ES3

“Manuel Maria Barbosa du Bocage, o mais completo poeta do nosso século XVIII, nasceu em Setúbal em 1765 e faleceu em Lisboa em 1805. Aos 16 anos assentou praça na Infantaria de Setúbal, mas em 1783 alista-se na Academia Real da Marinha. Em Lisboa, participa na vida boémia e literária e começa a ganhar fama a sua veia de poeta satírico.
Em 1786 embarca para a Índia, chegando a ser promovido a tenente; em 1789 aventura-se a ir a Macau e neste ano regressa a Portugal.
Em 1791 publica o primeiro volume de Rimas e integra-se na Nova Arcádia (ou Academia de Belas Letras), onde recebe o nome de Elmano Sadino. Mas Bocage, pela sua instabilidade e irreverência, não se adaptou ao convencionalismo arcádico e abre conflitos com os seus confrades.
Em 1797 é acusado de "herético perigoso e dissoluto de costumes"; e, como era conhecida a sua simpatia pela Revolução Francesa, é preso e condenado pela Inquisição. Quando sai da reclusão, conformista e gasto, vê-se obrigado a viver da escrita (sobretudo de traduções). Recebeu o auxílio de alguns amigos mas acabará por morrer doente e na miséria.”
Fonte: https://www.wook.pt/autor/bocage/9129

Livro de Bocage da Biblioteca da Escola Secundária com 3.º ciclo de Pinhel:

Livros de Bocage da Biblioteca Municipal de Pinhel:

"Rimas" de Manuel Maria de Barbosa du Bocage: http://ensina.rtp.pt/artigo/rimas-de-bocage/

Poema de Bocage: "Glosando o mote: morte, juízo, inferno, paraíso": http://ensina.rtp.pt/artigo/glossando-o-mote-morte-juizo-inferno-paraiso-de-bocage/

 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...