segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

COP 25: “Tempo de Agir”


Realizou-se, entre os dias 2 e 13 de dezembro de 2019, em Madrid, a 25ª edição da Conferência das Partes (COP), evento proveniente da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Num tempo em que as mudanças climatéricas resultantes da ação do Homem no planeta Terra são cada vez mais visíveis – note-se, por exemplo, o flagelo que se tem vindo a arrastar nos últimos tempos, na Austrália – é extremamente necessário que se procurem soluções ou formas de minimizar os efeitos deste problema. Este é justamente um dos principais objetivos da COP, que teve a sua primeira edição em 1994.
O tema desta última conferência foi “Tempo de Agir”, e participaram nela cerca 195 países, com representação de 50 líderes mundiais, incluindo o nosso Primeiro Ministro, António Costa. Todavia, os principais protagonistas desta COP 25 foram os grandes emissores de GEE (Gases de Efeito de Estufa), nomeadamente a China, a Índia, a Rússia, os Estados Unidos da América e a União Europeia (UE), apesar de se verificar também uma forte preocupação por parte de alguns países insulares que têm sido os principais alvos das alterações climáticas, como são exemplo as Maldivas, Samoa, as Ilhas Salomão, Kiribati e Vanuatu. Aparte de representações oficiais dos países, poder-se-á destacar a participação de novas empresas tecnológicas e inovadoras e também de ativistas que lutam por um mundo menos poluidor, como a jovem sueca Greta Thunberg.
Nesta Cimeira do Clima em que a Espanha e o Chile foram coanfitriões, discutiram-se propostas para amenizar os efeitos da crise climática que vivemos. No final, o grande desafio que foi proposto a todos os países, isto é, o acordo oficial resultante destes 11 dias de debate define que, em 2020, os Estados deverão agir de forma a impedir que a temperatura média do nosso planeta neste século não aumente mais que 1,5 graus. Da mesma forma, definiu-se que todos os países deverão apresentar, este ano, compromissos mais ambiciosos de modo a diminuir as Contribuições Nacionais Determinadas – as suas emissões de carbono.
Artigo redigido pela turma do 12ºC no âmbito do Projetos PILESA (Projeto de Investigação, Leitura, Escrita e Sensibilização Ambiental) – EcoEscolas AEP
COP 25 liderada por Carolina Schmidt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...