segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


No próximo dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O nosso Agrupamento, que se orgulha de ser uma escola inclusiva, não poderia deixar de assinalar esse dia como, aliás, vem sendo hábito.
Assim, por iniciativa do grupo da Educação Especial irão ser desenvolvidas algumas atividades a partir do livro “O Elmer” que, embora seja uma história para crianças de tenra idade, contém uma mensagem essencial. Estarão, também envolvidos professores de Artes e de EV/ET, Música, os Diretores de Turma e outros professores.
Cada escola do agrupamento irá construir o seu Elmer e decorá-lo à sua maneira, durante a semana de 26 a 30 de novembro. No dia 3, cada escola inaugurará a sua obra.
Na Escola sede, solicita-se a cada Diretor de Turma e/ou aos professores de Cidadania e Desenvolvimento que façam uma sensibilização sobre o tema em questão. Feita a reflexão deverão resumir o tema a uma frase ou palavra-chave. Esta mensagem será registada num suporte distribuído pelos colegas de Educação Especial e servirá para decorar o Elmer. No dia 3 de dezembro, às 11:00 h. no Bloco I, será inaugurada a obra.
Na Escola EB2, durante a semana cada turma vai decorando o seu Elmer. No dia 27, no período da tarde, as turmas do 5º e 6º ano irão à Escola do 1º Ciclo ouvir a história contada por um menino do 3º ano. No resto da semana far-se-á a reflexão e no dia 3, às 11:00 h., inaugura-se a obra devidamente concluída.
Para que possam ter uma ideia deixo alguma informação sobre a obra.

Resumo do livro
"O Elmer, pulicado originalmente em Inglaterra em 1968 (e, mais tarde, em 1989 como primeiro volume de uma coleção), é o primeiro livro que David McKee escreveu sobre o agora famoso Elmer, o elefante às cores. Esta coleção, que conta já com 34 títulos, é hoje um clássico moderno. Nos seus livros, e através da alegre e traquina personagem do Elmer, o elefante às cores, David McKee tenta passar às crianças uma mensagem muito importante: a de que não faz mal ser diferente - pelo contrário: ser diferente é bom e divertido." Fonte: 
Professora Beatriz Santos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...