sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Encontro com a autora Lúcia Morgado

No dia 31 de outubro, no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, as bibliotecas escolares do nosso agrupamento, em parceria com a Biblioteca Municipal, promoveram mais um “encontro com a autora”. Desta vez foi a professora e escritora Lúcia Morgado que já nos tinha visitado em 2014. A escritora apresentou o seu livro “Uma mão Cheia de Histórias” de uma forma original e divertida que encantou miúdos e graúdos.
Personagens como a boneca Lili, “uma boneca a valer que, juntamente com a Ri Ri, se sentiam felizes a ler” e a bruxa Guxaguxa, que tinha o sono de se tornar uma fada, apareceram no “palco” e alegraram a pequenada.
O livro “Uma Mão-Cheia de Histórias” inclui cinco histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, e pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido.
A autora, Lúcia Morgado, é professora de Português e Inglês há 30 anos e professora bibliotecária há 10 anos. Uma das suas “grandes paixões é a leitura”. Começou a publicar livros em 1998, principalmente em parceria com os alunos. Destacam-se os livros “A Magia dos Pequenitos”, “Abecedário de Valores”, “O Saber não Ocupa Lugar” e, claro, “Uma Mão-Cheia de Histórias”.
Participaram nestas sessões de promoção de leitura, os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pinhel e os alunos das instituições de solidariedade social do concelho. No total, participaram cerca de 240 alunos do nosso concelho.
A promoção dos encontros com os autores é uma das missões das bibliotecas escolares no sentido de estimular nos nossos alunos o gosto pela leitura. Sabe-se que o hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento do intelecto e um caminho para adquirir conhecimento.
O sucesso deste “encontro com a autora” não seria possível sem a colaboração da Biblioteca Municipal, do Gabinete de Educação do Município de Pinhel, da direção do agrupamento e das docentes e educadoras que participaram nas sessões de promoção de leitura. O nosso agradecimento a todos os envolvidos.
Agradecemos, igualmente, à autora a sua disponibilidade para se encontrar com os nossos alunos e pela oferta de alguns livros maravilhosos às nossas bibliotecas escolares.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...