É com muito agrado que, na
qualidade de professora de História, dou a conhecer a atividade com os alunos
do 9º ano - já cumprida - que consistiu numa visita à Câmara Municipal da nossa
cidade.
A atividade respeita à visita
de estudo subordinada ao tema “O funcionamento do Poder Autárquico”, integrada
nos conteúdos programáticos já lecionados na disciplina de História: “A
Revolução Democrática Portuguesa – A organização da Sociedade Democrática”,
inseridos nas competências a adquirir pelos alunos, a saber:
•conhecer os órgãos do Poder
Autárquico;
•compreender as competências
do Poder Autárquico;
•estabelecer relações de
proximidade com o Poder Local.
A transferência do espaço da
sala de aula para os Paços do Concelho teve lugar nos dias 22 e 28 de maio.
Aí chegados, fomos amavelmente
acolhidos no Salão Nobre pelo presidente da edilidade, Rui Ventura, e, logo aí,
“in situ”, se iniciou uma aula de História levada a termo pelo senhor
presidente que, conhecedor profundo da realidade do seu e nosso Concelho, expôs,
com clareza e objetividade a composição do Poder Autárquico. Exemplificou as
competências, a autonomia administrativa e financeira e as prioridades e
estratégias mais importantes para o Concelho, para, de seguida, explanar o
funcionamento da estrutura orgânica do mesmo órgão.
Prosseguimos “deambulando”
pelos Gabinetes de Trabalho com o intuito de melhor conhecermos a
especificidade das suas funções, nomeadamente os Gabinetes da Presidência, da
Vereação, Relações Públicas, de "Design", da Cultura, passando pelo
Autárquico, Jurídico, entre outros, para terminarmos no Gabinete de
Informática.
De permeio observámos, passo a
passo, o funcionamento do circuito interno dos meios de comunicação que
permitem agilizar os processos para, imperativamente, responder de forma mais
célere possível aos munícipes.
Por fim, apreciámos o espaço
onde reúne a Assembleia Municipal e onde têm lugar outras atividades.
Terminada a aula “in situ”, concluímos terem sido cumpridas as competências inicialmente preconizadas,
tanto mais que o grau de satisfação superou todas as nossas espectativas.
De registar ainda que, de
forma lúdico-pedagógica, percebemos ser o Poder Local a voz dos cidadãos e,
simultaneamente, agente de desenvolvimento. Depreendemos também o quão importante
é a proximidade com as instituições, porquanto uma instituição mais próxima do
cidadão contribui para uma mais profícua prestação dos seus serviços. Deste
modo, felizes, porque nos dias 22 e 28 de maio exercemos/cumprimos um dos
direitos/deveres de cidadania.
Por fim, resta agradecer a
amabilidade e a simpatia de todas as pessoas que tornaram possível esta
atividade e muito especialmente a disponibilidade e a forma calorosa como nos
recebeu o Senhor Presidente da edilidade.
Termino com um agradecimento
também aos meus alunos do 9º ano.
A professora de História Rosa
Oliveira
A opinião dos alunos...
“Foi interessante, pois passei a perceber melhor como funciona a Câmara da minha cidade, como obtém o orçamento e como atuam os diferentes órgãos”. André, 9ºB
“O que mais me impressionou foi conhecer a base de todo o funcionamento do Município”. Marta -9º B.
“No âmbito da visita de estudo a História, fui conhecer o funcionamento da Câmara da minha cidade, algo que estava tão perto e ao mesmo tempo tão longe”. Mariana, 9º B
“Gostei de saber que a nossa Câmara Municipal investe a maior parte do seu orçamento na nossa Educação”. Beatriz, 9º B
“Na minha opinião a visita foi muito esclarecedora e o Sr. Presidente teve uma enorme recetividade e explicou tudo de forma muito clara. Soubemos em primeira mão uma novidade: a existência num futuro próximo de WiFi em toda a cidade. Conhecemos a Câmara fisicamente e foi-nos explicado o que fazem os diferentes serviços. Para finalizar, acho que esta iniciativa da Profª Rosa Oliveira na disciplina de História foi muito boa pois ficámos a saber mais sobre a gestão da nossa cidade, como se trabalha e, sobretudo, onde nos devemos dirigir para tratar de assuntos neste estabelecimento público.” João, 9º B
“Gostei de saber como funciona a Câmara Municipal e que o trabalho do Presidente não é assim tão fácil como parece”. Guilherme, 9ºC
“Gostei muito da visita e como o Sr. Presidente nos mostrou como é gerida uma “máquina” tão grande. Senti um conforto enorme porque fomos recebidos de uma forma muito calorosa”. Cláudia, 9º A
“Gostei e aprendi coisas que não aprendo na escola. Foi uma visita muito interessante e gostaria muito de assistir a uma reunião da Assembleia.” Rafael, 9ºA
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