sexta-feira, 12 de junho de 2026

Dia do Pluralismo e da Diversidade Cultural: 6.º ano

No âmbito da comemoração do Dia do Pluralismo e da Diversidade Cultural, os alunos do 6.º ano participaram numa atividade interdisciplinar que articulou os projetos "Recreios com Vida", "Eco-Escolas" e os conteúdos curriculares de várias disciplinas.

Através do jogo "A Viagem de Ulisses", inspirado na obra estudada nas aulas de Português, os alunos percorreram diferentes estações distribuídas pelo espaço escolar, enfrentando desafios relacionados com Matemática, Português, Inglês, História e Geografia de Portugal, Biodiversidade, Cidadania e Direitos Humanos. Esta atividade promoveu a aprendizagem ativa, o trabalho em equipa, a inclusão e a valorização dos jogos tradicionais existentes no recreio escolar.

Durante a tarde, a viagem prosseguiu de forma simbólica através da descoberta de diferentes culturas do mundo. Cada turma apresentou, com grande criatividade, costumes, tradições, danças, músicas e curiosidades de vários países, reforçando valores como o respeito, a tolerância e a valorização da diversidade cultural. A celebração terminou com um lanche-convívio intercultural, onde alunos e professores puderam partilhar sabores característicos dos países trabalhados.

Esta iniciativa constituiu um excelente exemplo de interdisciplinaridade, demonstrando que é possível aprender de forma divertida, cooperativa e significativa, promovendo simultaneamente a cidadania, a sustentabilidade e o respeito pela diversidade que enriquece a nossa comunidade educativa.

A nossa viagem de Ulisses vídeo.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Sessão de Leitura: "Adivinha Quanto Gosto de ti no Verão"

Os alunos do pré-escolar das turmas D e E visitaram a Biblioteca escolar EB2 (centro de recursos) para a última atividade do 3º período.
A história escolhida foi "Adivinha Quanto Gosto de ti no Verão", um clássico para trabalhar o afeto e a linguagem no pré-escolar, do escritor Sam Mc Bratney.
Os alunos fizeram várias comparações divertidas de forma a expressarem os seus sentimentos. Cada criança esticou os braços, o mais que podia, e mediu a sua envergadura com um fio colorido. No fim, colou o fio numa folha e levou-o a quem mais gosta.
A sessão terminou com a cantiga de André Sardet "Gosto de Ti".


Texto e publicação: biblioteca escolar

terça-feira, 2 de junho de 2026

Podcast: Constituição da República Portuguesa

Podcast: alunos do 8ºº ano e professora Virgínia Lopes

Edição e publicação: biblioteca escolar

Dia de Aulas ao Ar Livre: 21 de maio 2026

No dia 21 de maio, diversos docentes do nosso Agrupamento fizeram questão de cumprir o “Dia de Aulas ao Ar Livre” e proporcionaram aos seus alunos uma aprendizagem fora das salas de aula! Foram momentos divertidos, onde o cenário para aprender foi a natureza e tudo o que ela nos oferece. Desde leitura, identificação in loco de formas de relevo, actividade física ou identificação de insectos e plantas, muita coisa foi acontecendo… ao ar livre!!

Obrigada pelos Vossos incríveis registos fotográficos!

Texto: Profª. Virgínia Lopes – Coordenadora EECE

Fotos: vários docentes

Edição e publicação: biblioteca escolar


Sugestões de Leitura - junho

O verão é uma época perfeita para passarmos tempo de qualidade com as crianças. Seja na praia, no campo ou dentro de casa, os livros são ideais para tornar cada dia de verão num dia divertido e relaxante.

Para este mês, a Biblioteca EB2 (centro de recursos), apresenta sugestões de livros pensadas para proporcionar momentos de descoberta, imaginação e prazer.

Vem, por isso, fazer uma visita à Biblioteca e escolhe o livro que mais te encanta.

Boas leituras!

Texto, fotos e publicação: biblioteca escolar

Inauguração da Biblioteca Escolar da Escola do 1º ciclo

 

Notícias relacionadas: 

BEIRA.PT

FACEBOOK DA REDE DE BIBLIOTECAS DA BI

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Gravação do programa de rádio de 29 de maio

Ouça aqui a gravação do programa de rádio "A Voz da Escola" do dia 29 de maio de 2026

Foto do espaço do Clube de rádio do Agrupamento de Escolas de Pinhel
Vários logotipos do projetos das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Pinhel

Edição e publicação: biblioteca escolar

Programa de rádio "A Voz da Escola" - 29 e 30 de maio

Nos dias 29 e 30 de maio, foi para o ar mais uma emissão de “A Voz da Escola”, coordenada pela Biblioteca Escolar, reunindo a participação de alunos desde o Pré-escolar até ao Ensino Secundário.

Entre os momentos de destaque deste último programa do ano letivo, salienta-se a entrevista ao Diretor, professor José Vaz, e a divulgação de várias iniciativas culturais e projetos interdisciplinares, bem como de atividades e acontecimentos relevantes da comunidade educativa.

Foi ainda dado especial relevo à inauguração da nova biblioteca da EB1 de Pinhel, apresentada como um espaço fundamental para a leitura e a aprendizagem, e ao projeto “Café com Filosofia”.

“A Voz da Escola” confirma-se, assim, como um projeto dinamizador que reforça a ligação entre escola e comunidade.

Cartaz e publicação: biblioteca escolar

sábado, 30 de maio de 2026

Exposição Dia Internacional da Família

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de maio, o Jardim de Infância de Pinhel promoveu uma exposição especial que contou com a participação empenhada e criativa de todas as famílias das crianças.
Esta iniciativa constituiu uma oportunidade para reforçar os laços entre a família e a escola, valorizando o papel fundamental que cada família desempenha no crescimento e desenvolvimento das crianças. Com grande dedicação, as famílias colaboraram na elaboração dos trabalhos expostos, partilhando momentos de criatividade, afeto e união.
A diversidade, originalidade e riqueza dos trabalhos apresentados refletiram não só o envolvimento das famílias, mas também a importância da cooperação entre a escola e a comunidade educativa. A exposição foi um verdadeiro testemunho dos valores de partilha, entreajuda e pertença que caracterizam a nossa comunidade escolar.
A todos os que participaram, o nosso sincero agradecimento pelo entusiasmo, disponibilidade e contributo para o sucesso desta iniciativa, tornando esta celebração ainda mais significativa e especial.
Texto e fotos: As educadoras do Infância do Jardim de Infância
Edição e publicação: biblioteca escolar

Dia de Aulas ao Ar Livre: “Nós Somos Natureza!”

A sala E, do grupo dos 5 anos do pré-escolar, acolheu com grande entusiasmo o desafio de participar no Movimento Bloom, subordinado ao tema “Nós Somos Natureza!”.

A atividade ao ar livre teve início no nosso espaço exterior, com a partilha de uma história que despertou a curiosidade e o interesse das crianças. De seguida, realizaram uma atividade de digitinta com muito entusiasmo, dando largas à sua imaginação, criatividade e expressão artística através das cores e das diferentes formas criadas.


Texto e fotos: Educadoras Sara Bravo e Elisabete Baptista

Edição e publicação: biblioteca escolar

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Palestra sobre as Florestas: Ecossistemas e Prevenção de Fogos

No âmbito das atividades do projeto Eco-Escolas, em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e OC6, os alunos do 6.º ano participaram numa palestra subordinada ao tema “Florestas: Ecossistemas e Prevenção de Fogos”.
A sessão contou com a presença de um engenheiro do ICNF, que, de forma muito dinâmica e envolvente, sensibilizou os alunos para a importância das florestas, das espécies autóctones, da preservação dos ecossistemas e da prevenção dos incêndios florestais.
Ao longo da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de compreender melhor o papel fundamental das florestas na proteção da biodiversidade, na qualidade do ar e no equilíbrio ambiental, refletindo também sobre os comportamentos de risco e as medidas de prevenção dos fogos.
A participação ativa dos alunos, através de questões e partilhas de ideias, tornou este momento ainda mais enriquecedor e motivador. Foi, sem dúvida, uma atividade muito interessante e educativa, que contribuiu para o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental e cívica.

Texto e fotos: professoras Sandra Pinto e Teresa Alves

Publicação: biblioteca escolar

Os Eco-Pontos

Os alunos do projeto Eco-Escolas dinamizaram uma atividade muito especial junto dos colegas do Pré-Escolar e do 1.º ano do 1.º CEB, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância da reciclagem e da preservação do ambiente.

Para esta iniciativa, os alunos construíram eco-pontos e prepararam uma apresentação divertida, dinâmica e muito educativa, através da qual explicaram a importância da separação correta dos resíduos e ensinaram a política dos 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Ao longo da atividade, os alunos mais novos participaram com entusiasmo na atividade da reciclagem, colocando questões e partilhando ideias sobre como podem ajudar a proteger o planeta no seu dia a dia.

Foi um momento de grande aprendizagem, partilha e diversão para todos os participantes!

Texto e fotos: professoras Sandra Pinto e Teresa Alves

Publicação: biblioteca escolar