As visitas de estudo incorporam na sua génese, como sabemos, entre outras, situações de aprendizagem fora do espaço escolar que favorecem a aquisição de conhecimentos, propiciam/facilitam a sociabilidade e estimulam a relação professor-alunos. Assim se reconheceram também essas caraterísticas na visita de estudo com os alunos de 9º ano. No dia 23 de março, no horário da tarde, os alunos das três turmas de 9º ano, acompanhados de 4 professores, visitaram o museu “Vilar Formoso-Fronteira da Paz” – Memorial aos refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.
A visita integra-se no
PAA do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, no âmbito dos conteúdos das
disciplinas de História e Geografia: “A 2ª Guerra Mundial-Violência e
Reconstrução” e “Mobilidade Populacional”, respetivamente.
O espaço levou-nos a
percorrer os 6 núcleos expositivos iniciando a visita no núcleo “Gente como
Nós”, passando pelo “Início do Pesadelo” e pela “Viagem”. Em seguida, a “Chegada”
a Vilar Formoso, percebendo, aqui a comoção com que os refugiados foram
acolhidos. Logo a seguir, o núcleo “Por terras de Portugal”, isto é, as
diferentes geografias pelas quais se repartiram as famílias refugiadas no nosso
país e, por último, ”A Partida”- a partida de Portugal, uma oportunidade ao
encontro de um futuro melhor para terras longínquas, sobretudo para o Novo
Continente.
Foi
assim que visualizámos com “outros olhos” uma das consequências humanas da II
GM:” vestimos a pele” de um refugiado no percurso até à liberdade, após a fuga
às atrocidades genocidas de extermínio perpetradas pelo regime nazi na Europa.
Reconheceram-se aspetos históricos, geográficos, artísticos, mas também
literários e culturais.
De
destacar o heroico papel do Cônsul Aristides de Sousa Mendes que, ao arrepio
das ordens expressas de António de Oliveira Salazar, e guiando-se apenas pelos
ditames da sua consciência moral, salvou, em 1940, mais de 30 000 vidas do
horror do holocausto, atuando na emissão de vistos no consulado em Bordéus, elevando-se
à altura de um dos “Justos entre as
Nações”.
Aqui
chegados, avaliou-se a visita de estudo através de debate em contexto de sala
de aula, ouvindo as opiniões dos alunos que evidenciaram a superação das suas
expetativas face à visita.
Concluímos
que foram concretizados os objetivos preconizados, nomeadamente a capacidade de
observar documentos escritos e iconográficos, os tipos de mobilidade
populacional, o reconhecimento do significado da Declaração Universal dos
Direitos Humanos e a consolidação dos conteúdos referentes à II Guerra Mundial
sobretudo no tocante às nefastas consequências humanas. Por último, a
importância dos museus, enquanto instituições de transmissão de conhecimentos e
cultura, mormente o que acabámos de visitar: pequeno no tamanho, mas grande na
mensagem transmitida pelo seu impressionante rigor histórico amplamente
documentado.
Texto e
fotos: prof. Adalgisa Videira e Rosa Oliveira
Publicação: biblioteca escolar
1 comentário:
Boa iniciativa! Parabéns.
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