quarta-feira, 17 de abril de 2024

Exposição na biblioteca dos livros censurados pela ditadura


A biblioteca da Escola Secundária organizou uma exposição de livros de autores portugueses que foram censurados pela ditadura salazarista do Estado Novo.

Agora estão em exposição diversos livros censurados, com os respetivos relatórios dos censores que tinham a tarefa de ler a obra e verificar se era prejudicial à propaganda do regime salazarista.

A exposição apresenta livros de autores como Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Mário Cesariny, Vergílio Ferreira, Soeiro Pereira Gomes e José Cardoso Pires.

Os homens que liam os livros para os censurar utilizavam um lápis azul para riscar o que era considerado ofensivo para o regime ditatorial e produziam um relatório acerca do livro.

Os censores, munidos de lápis azul, marcavam nas obras que liam o que consideravam ser ofensivo para o regime ditatorial produzindo, posteriormente, relatórios detalhados sobre cada livro examinado. Um exemplo desses relatórios é o elaborado pelo capitão José Brandão Pereira de Melo sobre o livro "Um Auto para Jerusalém", de Mário Cesariny, Começava assim:

«Esta obrinha de um dos próceres do surrealismo português parece-me absolutamente inaceitável, isto é: francamente censurável (digna da mais severa censura) não só pela irreverência, em matéria religiosa ou de fé, como pela chocante intromissão satírico-política no tema filosófico-moral que o A. se propôs. A fala de Jesus (págs. 34 a 53) é absolutamente definidora do espírito achincalhante da obrinha, que, por isso, bastantemente por isso, me parece de proibir». 


Texto, fotos e publicação: biblioteca escolar

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...