Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança
No próximo dia 18 de Abril 2012 assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O tema proposto para este ano - Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança - assinala uma relevante efeméride, o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual foi estabelecida a conhecida “Lista do Património Mundial (…)
Ao mesmo tempo o tema proposto pretende chamar a atenção para o c
omplexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, numa época de marcada globalização económica e cultural, de profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas.
Excerto do texto da página do Igespar disponível AQUI: http://www.igespar.pt/pt/news/9/2280/
O Agrupamento de Escolas de Pinhel associa-se à comemoração deste Dia Internacional com uma visita de estudo a Cidadelhe para os alunos do ensino secundário, das áreas de humanidades e de artes. Tem como objetivo principal visitar o património local e o centro difusor das gravuras do Vale do Côa, classificadas como Património Mundial da Humanidade. A visita foi proposta pelo Museu Municipal e conta com a coorganização do grupo de História.
Os alunos irão visitar o sítio do “Castelo” (dos Mouros) e o “Povo de Baixo”, a capela de S. Sebastião e o “Povo de Cima”, o Centro Difusor das gravuras e pinturas pré-históricas de Cidadelhe.
A biblioteca da Escola Secundária/3 de Pinhel associou-se à comemoração Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma exposição de cartazes e uma exposição bibliográfica sobre Património Mundial e o Património Local do Concelho de Pinhel e da região envolvente. A referida exposição pode ser visitada por toda a comunidade escolar no espaço da biblioteca.
Património Mundial, Cultural e Natural - Comissão Nacional da Unesco, Portugal:
Pode, ainda, ver imagens e informações sobre Cidadelhe no blog do Agrupamento clicando AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário