quinta-feira, 25 de março de 2021

Ciências Experimentais – 3º ano

 

No dia 2 de março de 2021, na aula de Ciências Experimentais, lecionada pela professora Carla Soares, através do Ensino à distância, surgiram duas questões intrigantes:

Primeiro – Como é constituído o ar?

Segundo – Como identificar a existência de oxigénio?

Debatemos e conversarmos sobre as possíveis respostas, colocamos várias hipóteses. No final, concluímos que:

-  A atmosfera terrestre é uma camada de ar que envolve o planeta Terra e é composto por: oxigénio, azoto, dióxido de carbono e outros gases. O oxigénio é incolor e inodoro.

-  Para identificar a existência de oxigénio realizamos duas experiências com velas, frascos de diferentes tamanhos e uma pequena tina com água colorida.

No final verificamos e concluímos que a vela que estava tapada com o frasco maior demorou mais tempo a apagar-se porque existia mais oxigénio nesse frasco.  Quando se tapou a vela acesa, ocorreu o consumo de oxigénio que existia dentro do frasco, não o vimos, mas ocupa espaço. Quando o oxigénio foi queimado, o seu espaço foi ocupado pela água.

                                                            Alunos do 3º ano / turma E

Os alunos do 3ºF, também quiserem deixar a sua opinião!

“Eu gostei muito das experiências, a professora explica muito bem e a ver essas experiências é mais fácil aprender. Aprendi que as velas ardiam porque havia oxigénio e o oxigénio ocupa espaço, mas não o vemos, ele não tem cheiro (inodoro) e não tem cor (incolor).”

Gabriel Santos

“Com a experiência número 2 aprendemos que quando acaba o oxigénio a vela apaga-se. E quando isto acontece a água sobe e ocupa o lugar o oxigénio.”

Manuel Bernardo

 “Gostei muito desta experiência, vi que a vela ao ficar sem ar se apagou.

Posso concluir que o oxigénio é o elemento mais importante para a vida no planeta.”

Nádia Soares

“Eu adorei a experiência feita pela Professora Carla, e também aprendemos muitas coisas importantes, tais como:

- O ar atmosférico é composto por oxigénio, dióxido de carbono e nitrogénio;

- Aprendemos a identificar a existência do oxigénio;

- O oxigénio também pesa;

- Quando temos duas velas a arder, se colocarmos dois copos um grande e um pequeno, por cima das velas, apaga-se primeiro a vela que tem o copo mais pequeno, porque tem menos oxigénio.

- Sem oxigénio as velas/fogos não ardem.”

Dinis Martins

Professora Carla Soares

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...