sexta-feira, 4 de junho de 2021

Leitura e argumentação

1º ciclo

A participação dos alunos do 1º ciclo no Concurso Nacional de Leitura (CNL), motivou uma sequência de atividades de leitura, na biblioteca/Centro de Recursos e nas próprias salas, que envolveu sobretudo os alunos do 4º ano, ao longo do ano letivo.

A chegada à semi-final do concurso, em 19 de maio, da Maria Inês Barata (Pinhel) e do Nicolau Ferreira (Pínzio), foi o incentivo para prolongar no tempo mais experiências nesta área. O último desafio foi escolher um texto para ler durante um minuto e argumentar sobre as razões dessa escolha. 

A leitura e a argumentação foram gravadas em vídeo e, passada uma semana, apresentadas para as respetivas turmas. Foram dezassete leitores que demonstraram bem o gosto que sentem em ler, aventurando-se depois em argumentos sobre o que percecionaram da leitura, com referências aos seus autores preferidos.

A atividade foi avaliada por todos: os que leram e os colegas da turma. Os resultados, apresentados em gráficos, refletiram uma opinião muito positiva das leituras feitas e uma argumentação também positiva, mas a  requerer melhorias.

Um excelente exercício que vale a pena repetir, para crescer e contagiar os que ainda não ousaram experimentar. 

O próximo desafio terá, certamente, mais participantes!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...