sexta-feira, 19 de novembro de 2021

MIÚDOS A VOTOS

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pinhel voltam, este ano letivo de 2021/2022, a participar no projeto “Miúdos a Votos”.

Note-se que um dos temas a desenvolver é “Instituições e Participação Democrática”, pelo que faz todo o sentido conhecer regras de cidadania política antes da maioridade.

Como funciona?

Os alunos são chamados a eleger os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. A iniciativa desenvolve-se ao longo do ano letivo e segue as regras de umas eleições políticas:

- Recenseamento: que corresponde à inscrição da Escola no projeto.

- Apresentação das candidaturas: em que cada aluno escolhe um livro e envia o seu nome e autor até 30 de novembro.

- Campanha eleitoral: Os alunos defenderão publicamente o livro de que mais gostam e poderão fazê-lo de diversas maneiras – sessões de esclarecimento com a turma ou várias turmas, comícios em locais da Escola, debates entre os apoiantes dos vários livros. Podem, igualmente, criar materiais de propaganda, como cartazes, autocolantes, pins e folhetos; realizar vídeos, produzir peças de teatro, músicas e danças; utilizar as redes sociais ao seu alcance.

Terão ainda a possibilidade de criar tempos de antena de rádio, que serão transmitidos pela Rádio Miúdos e por rádios locais, parceiros da Escola. A revista Visão Júnior fará a cobertura da campanha eleitoral nas escolas, com atenção às regras da covid-19.

A campanha tem o seu início a 7 de fevereiro e termina a 21 de março de 2022. O dia de reflexão será 22 de março de 2022.

- A Votação: decorrerá a 23 de março de 2022 na Biblioteca Escolar da Sede do Agrupamento. As listas das turmas funcionarão como cadernos eleitorais.

- Por fim, o escrutínio ou contagem dos votos, será comunicado à organização até 30 de março.

Os resultados eleitorais a nível nacional serão apurados e dados a conhecer numa cerimónia pública no dia 20 de maio de 2022, a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A festa final conta com a participação de escolas envolvidas na iniciativa, ao longo do ano, mas a maior vitória é a participação democrática dos alunos.

Prof. Carminda Monteiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...