sexta-feira, 29 de abril de 2022

Visita de Estudo ao Porto

No dia 19 de abril, os alunos do 11.º ano de Física e Química A, de Biologia e Geologia e os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia realizaram uma visita de estudo ao Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva e ao Jardim Botânico/Galeria da Biodiversidade do Porto.

Edificado na Rua das Estrelas, o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva revela-se o lugar ideal para quem procura aprender mais sobre o Universo e os seus mais diversos astros. Nele, os alunos assistiram a uma sessão bastante educativa sobre a matéria escura, o “Fantasma do Universo”. Para completar esta viagem pelo cosmo, os estudantes tiveram a oportunidade de observar o Sol, uma esfera de tom esverdeado com manchas negras do lado direito, a partir de um telescópio solar. Os futuros cientistas também realizaram algumas experiências acerca da reflexão e refração da luz.

O Jardim Botânico do Porto, uma lufada de ar fresco no coração da movimentada cidade do Porto, assume-se como um local de contacto com a natureza, oferecendo aos visitantes um vasto leque de intensas experiências sensoriais. Para além da sua beleza ímpar, o Jardim Botânico do Porto é um local de conhecimento e de literatura. Destaca-se a longa história deste espaço icónico e sua ligação com a escrita de Sophia Mello Breyner Andresen.

Emaranhados neste cenário idílico, os alunos tiveram oportunidade de visitar os jardins formais, ladeados pelas altas sebes de camélias centenárias, dos quais se destacam o Roseiral e o Jardim dos Jota. Visitaram, ainda, a coleção de plantas aquáticas, o jardim de plantas xerófitas, com os mais diversos tipos de catos e suculentas, e o arboreto, no qual se encontram plantas dos mais distantes cantos do mundo. Ficaram na memória o teixo, uma árvore que tem tanto de mortal como de medicinal, o majestoso tulipeiro, com as inconfundíveis folhas em forma de túlipa, a palmeira, que afinal não é uma árvore, mas sim uma herbácea, e o carvalho com as suas reações alérgicas.

Na Galeria da Biodiversidade do Porto, um edifício repleto de história, os alunos encontraram, mais uma vez, um ambiente convidativo, cheio de sentido de humor e de conhecimento. Tiveram a oportunidade, única e inesquecível, de ver a realidade com outros olhos, isto é, com a visão das abelhas, das cobras, das aranhas e de muitos outros animais. Sentiram aromas adocicados e amadeirados, ouviram o coração de uma baleia e viram o esqueleto de uma jovem da mesma espécie, com os seus meros 15 metros. Os estudantes tiveram ainda possibilidade de ver e comparar os vários tipos de milho e ovos de cores e tamanhos diferentes, do maior ao mais pequeno. Também contemplaram alguns exemplares vivos, tais como uma falsa-coral e uma salamandra. Não obstante, observaram, igualmente, exemplares de animais embalsamados, tais como coelhos e corças, sobre os quais aprenderam várias informações.

Em suma, a visita de estudo foi uma atividade bastante enriquecedora, na medida em que o contacto privilegiado com a natureza e espaços formativos de qualidade permitiu a aquisição de novos conhecimentos.

Texto: Maria Saraiva, aluna do 11º ano



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...