Paz e liberdade são duas realidades que nos parecem naturais no nosso modo de vida e sobre as quais nem sequer nos questionamos. Usufruímos e beneficiamos delas porque vivemos num país democrático e civilizado.
Mas o mundo não é só a nossa realidade. O nosso mundo é o mundo todo!
E à nossa volta continua a haver guerras e privação de liberdades.
E é por isso que importa que todos aprendamos a ser livres e a viver em paz.
E isso constrói-se a cada momento: quando conseguimos dialogar em vez de discutir, quando colaboramos em vez de competirmos, quando preferimos ser amigos dos outros em vez de os excluirmos, e por aí fora…
Os livros, e as histórias que eles nos contam, ajudam a construir nas crianças sentimentos de compreensão e de aceitação dos outros - e são um dos caminhos para a paz! Porque a ler aprendemos a ser mais felizes, mais justos, mais iguais, mais livres e mais dialogantes.
No dia da apresentação do Plano Nacional de Leitura 2027, a 23 de abril de 2017, o primeiro-ministro António Costa afirmou que a leitura é a forma de promover a liberdade, considerando que "é uma das grandes formas de aceder à cidadania".
Paz e Liberdade é o tema para as sugestões de leitura do mês de abril. Porque é também em abril que Portugal assinala um dos maiores marcos da liberdade de que hoje somos beneficiários.
Sem comentários:
Enviar um comentário